Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mais de 2 mil pessoas já doaram sangue em Erechim no ano de 2023

Presidente do Banco de Sangue do Alto Uruguai participou na manhã desta quinta-feira, dia 22, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
22/06/2023 14:34 – atualizado há 40 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais de 2 mil pessoas já doaram sangue em Erechim no ano de 2023. No mês de conscientização sobre a importância de uma doação que pode salvar até quatro vidas o presidente do Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, Alexandre Bisognin Lirio, disse que a cidade e a região são um exemplo para o restante do país seguir, pois o número de doadores é sempre expressivo.

Lirio, participou na manhã desta quinta-feira, dia 22, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU – onde falou sobre a entidade que tem mais de 35 anos de serviços prestados a comunidade regional.

O gestor também comentou sobre o momento vivido pelo Banco de Sangue e destacou a conscientização da comunidade regional sobre a importância de doar.

Atualmente, além de atender os hospitais da região, a entidade muitas vezes precisa socorrer outros bancos do estado, pois trabalha sempre com bom estoque de doações, formado devido uma agenda organizada pela entidade, segundo o presidente.

Lirio, também falou sobre a nova sede que deve ser entregue a entidade até o fim de 2023 com mais de 700 metros quadrados ao lado da UPA. Uma obra construída através de uma parceria com o Poder Público e que deve além de aumentar a capacidade de produção e atendimentos também comportar uma central da doação de medula.

Atualmente, 12 colaboradores atuam diretamente no Banco de Sangue, número que deve aumentar com a nova sede.

Ainda segundo dados do presidente a entidade que é mantida através de parcerias com prefeituras e o Sistema Único de Saúde (SUS) , realizada entre 15 e 20 coletas de sangue por dia, material que é encaminhado para dois laboratórios que realizam análises e só depois é enviado para os hospitais.

Todas as doações são feitas por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 07h ao 12h e no mesmo horário no primeiro sábado de cada mês. O telefone para contato é (54) 3522-5514.

Confira a entrevista completa logo abaixo

Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este: 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE