Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Mais de 100 propriedades erechinenses participam do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos

A iniciativa tem o objetivo de conservar a água do solo e a vegetação do município

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
26/01/2024 15:12 – atualizado há 10 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) da Secretaria de Meio Ambiente, que objetiva a conservação da água, do solo e da vegetação em Erechim atinge a marca de 2.463.000 metros de floresta, ou seja, mais de 2 milhões de metros de vegetação protegidos com mais de 100 propriedades participantes.

O secretário da pasta, Cristiano Moreira, ressalta que, apesar de ser um programa recente, que existe há um ano e meio, é uma satisfação ver a adesão dos erechinenses, mostrando que nossa cidade quer preservar e se engaja neste tipo de iniciativa, com um olhar para a produção dentro de cada propriedade em conjunto a diversas técnicas de recuperação e amparo aos recursos hídricos.

Tendo como foco as propriedades que componham as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, o PSA amplia a possibilidade de captação de água no reservatório de abastecimento local, bem como promove o melhoramento das condições ambientais em todas as Áreas de Preservação Permanente, sejam nascentes, córregos, rios ou banhados.

A diretora do programa, Ariane Pasuch, destaca que a adesão voluntária pode ocorrer em qualquer tempo e que mesmo a prioridade sejam as lindeiras aos rios utilizados para abastecimento, todas as propriedades dentro do perímetro municipal podem participar.

Os dados recebidos através dos diagnósticos são impressionantes, além deste marco de vegetação contemplada, podemos ressaltar que são 137,36 hectares de áreas de preservação permanente em 68 nascentes e olhos d'água, entre os imóveis participantes. Além de outras informações como banhados, açudes, agroflorestas e consórcios de árvores nativas.

Lembrando que o PSA faz parte do Investe + Erechim e tem foco no reconhecimento do papel do agricultor na preservação e conservação ambiental. Desta forma o faz inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa. Para mais informações e materiais do PSA basta acessar a aba da Secretaria de Meio Ambiente no site pmerechim.rs.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE