Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Mais de 100 municípios estão afetados devido a estiagem em Santa Catarina

Destes municípios, mais de 80 decretaram situação de emergência.

ClicRDC
por  ClicRDC
08/06/2021 10:48 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O baixo volume de chuva em Santa Catarina, que afetou o Estado nos últimos três meses, contribuiu para o agravamento da estiagem. É o que aponta o novo Boletim Hidrometeorológico, divulgado pelo governo Estadual no na última sexta-feira (4). Conforme o Boletim, 101 municípios apresentam algum dano devido a estiagem – 71 deles estão em estado de atenção; 21 de alerta, e 9 em situação crítica. Destes municípios, mais de 80 decretaram situação de emergência 

Ainda de acordo com com o boletim, dos 295 municípios de Santa Catarina, 145 estão em estado de normalidade perante à estiagem. Além disso, 19 cidades não encaminharam informações da situação. Da última quinzena para cá, 8 municípios saíram da situação de criticidade e 12 voltaram para estado de normalidade.

Em maio deste ano, na maior parte das regiões de Santa Catarina, os acumulados de precipitação ficaram entre 100 e 150 mm, entretanto do Oeste ao Planalto Norte os valores ficaram entre 50 e 100 mm.

Segundo o Governo do Estado, durante o período, houveram eventos pontuais de precipitações consideráveis, entretanto, sem registro de distribuição adequada. Na região do Extremo Oeste, foram registrados 25 dias sem chuvas.

Medidas adotadas

Para enfrentar o problema da estiagem, o governador Carlos Moisés (PSL) enviou um Projeto de Lei para Assembleia Legislativa, que irá destinar R$ 100 milhões para construção de cisternas, apoio aos municípios e conservação de fontes e nascentes em todo o estado. Caso aprovado, o recurso se somará às ações já existentes e os agricultores catarinenses terão acesso a R $343,5 milhões para minimizar os efeitos da crise hídrica.

Previsão para próximo trimestre

A previsão para o trimestre junho, julho e agosto é de precipitação abaixo da média para Santa Catarina, principalmente, na metade Oeste, o que caracteriza a permanência da estiagem no estado, em especial no Extremo Oeste.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE