Mais de 100 mil telhas para 4 mil famílias já foram entregues após tempestade de granizo
Erechim segue atendimento às famílias atingidas; trabalhos envolvem diversas frentes para reconstruir o município.
A Prefeitura de Erechim segue liderando os trabalhos de reconstrução do município após a tempestade de granizo registrada no dia 23 de novembro. As frentes envolvem todas Secretarias Municipais, Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai, e contam com apoio indispensável de voluntários e do Exército.
Mais de 100 mil telhas distribuídas
Segundo dados da Defesa Civil, 10.874 famílias e cerca de 43.351 pessoas foram afetadas. O município registrou 463 feridos, sendo que dois estão hospitalizados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e um em internação.

Desde o início da força-tarefa, já foram distribuídas 107.272 telhas de fibrocimento para 4.099 famílias. As telhas estão sendo retiradas pelos moradores mediante vouchers de atendimento. As equipes distribuíram 6.137 vouchers em 58 bairros e agora fazem revisitas para famílias que não estavam em casa quando foram visitadas.
O prefeito Paulo Polis, reforça o compromisso da Administração Municipal em atender as pessoas atingidas. “Passados mais de 15 dias da chuva de granizo gigantes, não paramos um só minuto, com o objetivo de restabelecer a nossa cidade. Foram mais de 1,5 milhão de metros quadrados de lonas distribuídos no primeiro momento, agora já foram mais de 100 carretas de telhas e seguiremos assim, até que última casa de Erechim estiver coberta”, destacou.
Novo ponto de distribuição de telhas
A entrega de materiais para as famílias atingidas pelo grave episódio de granizo segue intensificada. Nesta terça-feira (9), a distribuição de telhas passou a acontecer junto aos Pavilhões do Parque da ACCIE, facilitando o acesso e dando mais segurança aos trabalhos devido as condições climáticas.

No ponto de distribuição, a movimentação segue intensa, mas organizada, avaliação compartilhada por moradores que aguardam para retirar o material. Fabricio Martins, que estava na fila para buscar as telhas, afirmou estar ansioso para levar o que falta para casa, mas reconheceu o esforço das equipes. “Está todo mundo preocupado com a previsão de ciclone. Mas eu acho que essa organização aqui está boa, o pessoal tá se dedicando muito. Tem pessoas trabalhando 24 horas por dia nesse momento que o povo precisa. Tem que agradecer as autoridades, todo pessoal envolvido, que tá bem organizado”, disse.

Também aguardando a retirada, Tiago Vitor Pietsch destacou a eficiência no atendimento. “Apesar de toda essa tragédia, a logística montada ficou muito boa. Uma pena que faltam voluntários para ajudar a cobrir as casas”, lembrou.
Fotos: Alderi Bertuzzi, Milena Mezalira e Roger Gritti – Comunicação PME