Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Mais 15 pacientes Covid de Rondônia chegam ao RS na madrugada desta sexta, 29

Os rondonienses devem ser levados a quatro hospitais: Clínicas, Conceição e Vila Nova, na capital, e Hospital Universitário de Canoas.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
28/01/2021 08:22 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais 15 pacientes Covid vindos de Porto Velho, capital de Rondônia, vão receber tratamento em hospitais do Rio Grande do Sul. A chegada está prevista para a madrugada desta sexta-feira (29/1), entre 1h e 2h, no aeroporto de Porto Alegre.

Assim como foi feito com os primeiros nove pacientes que chegaram na madrugada da quarta-feira (27/1), as 15 pessoas passarão por uma triagem ao desembarcarem e, em seguida, serão levadas a hospitais de Porto Alegre e de Canoas.

Pacientes foram transferidos diretamente do avião da FAB para ambulâncias e levados para hospitais na capital - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Os rondonienses devem ser levados a quatro hospitais: Clínicas, Conceição e Vila Nova, na capital, e Hospital Universitário de Canoas. A definição será feita após a triagem, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Todos ocuparão leitos clínicos, e só serão internados na UTI em caso de piora.

Para a transferência entre o aeroporto e os hospitais, serão utilizadas ambulâncias básicas e avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de um micro-ônibus da Brigada Militar. As prefeituras da capital e de Canoas participam ativamente da logística de transferência, ao lado da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

No domingo (24/1), o governo do Estado anunciou a disponibilidade para receber 50 pacientes de Rondônia, a pedido do Ministério da Saúde.

A chegada dos rondonienses não impacta o cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado das duas cidades. O Estado flexibiliza, na base de cálculo, pacientes de fora da região. Além disso, os pacientes ocuparão leitos clínicos, cujo percentual de ocupação está baixo neste momento – cerca de 22%.

Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Então clica aqui!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE