Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Maior navio que já navegou no Brasil faz manobra em SC

Operação igual, na América Latina, só é possível no Porto de Itajaí.

Secom/SC
por  Secom/SC
18/06/2020 18:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A manobra do navio APL Paris, o maior navio de contêineres que já atracou na costa brasileira, foi acompanhada com atenção nesta quarta-feira. O gigante, com 347,4 metros de comprimento, girou 180o na nova bacia de evolução do Rio Itajaí-Açu. Foi a sexta manobra desse tipo autorizada pela Marinha do Brasil.

Imagens feitas pelo prático Alexandre Gonçalves da Rocha mostram o giro do navio. O movimento foi acelerado oito vezes.

A escala do APL Paris na Portonave, em Navegantes, não estava programada - foi um "extra call", no jargão do setor portuário. A embarcação, com bandeira de Singapura, veio da República Dominicana. Desembarcou contêineres vazios, para abastecer o mercado brasileiro de exportação. E levou contêineres carregados com cargas frogorificadas e madeiras. De Navegantes, o navio partiu para a Ásia.

A Portonave foi escolhida por ser um dos únicos portos do Brasil que tem condições operacionais e infraestrutura aquaviária para receber o gigante. A abertura da nova bacia de evolução, que permite a manobra de embarcações com até 350 metros, viabilizou a manobra.

O APL Paris coloca Navegantes, e o Complexo Portuário do Itajaí-Açu, definitivamente na rota dos gigantes. Só no ano passado, enquanto as obras da bacia de evolução não haviam sido concluídas, a Portonave perdeu 30 escalas de navios porque as embarcações estavam acima dos limites de manobras.

A primeira manobra especial de teste foi realizada no dia 16 de abril  e garantiu o sucesso. Veja o vídeo: 

A nova Bacia de Evolução em Itajaí está apta a receber navios de até 336 metros de comprimento. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE