Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Maior frio de SC em 69 anos pode ser registrado nesta semana

Florianópolis pode ainda ter menor temperatura dos últimos 21 anos; onda de temperaturas baixas pode chegar no fim de julho. Último recorde foi em 1952.

DC/NSC
por  DC/NSC
25/07/2021 19:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina pode ter um novo recorde histórico de frio nesta semana, conforme os dados da previsão do tempo. As temperaturas mínimas na Serra podem ficar entre -10°C e -12°C, semelhante a menor temperatura já registrada em SC, que foi em Caçador, em 1952, há 69 anos. Isso porque, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, uma nova e intensa massa de ar frio polar poderá reduzir – e muito – as temperaturas mínimas do Estado.

São Joaquin Online

Além do frio extremo, a neve também deve aparecer na Serra durante essa semana. Ainda segundo informações do meteorologista da NSC, a capital do Estado pode ter o maior frio dos últimos 21 anos. Conforme a previsão, Florianópolis pode ter a menor temperatura desde 2000, ano em que os termômetros registram 0°C na cidade.

O maior impacto trazido por essa onda de frio intenso em SC deverá ser percebido na Serra Catarinense. Na região do Estado conhecida pelo frio extremo, a previsão é ainda mais assustadora. Conforme dados meteorológicos, as mínimas mais baixas podem ser registradas a partir de quarta-feira. Na quinta, o frio extremo deve se espalhar por toda Santa Catarina.

Defesa Civil prepara alerta de frio intenso

São Joaquin Online

Embora a expectativa de frio intenso ainda esteja apenas nas previsões, a Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu um comunicado. Segunda a nota no site da Defesa Civil, “considerando as projeções atuais, pode ser o frio mais intenso do ano até o momento”. Há risco de congelamento de pista, além da indicação de neve durante a semana.

Conforme a meteorologista da Defesa Civil, Carolina Kannenberg, a previsão ainda pode sofrer mudanças, já que a indicação é só para o meio da próxima da semana. Porém, a Defesa Civil já prepara alertas para a onda extrema de frio em SC e deve acompanhar de perto a oscilação das temperaturas.

Relembre o recorde de frio em SC

São Joaquin Online

O recorde de frio em Santa Catarina foi registrado no dia 11 de junho de 1952, de acordo com dados da Epagri/Ciram. A cidade de Caçador, no Meio-Oeste registrou a temperatura mínima de -14ºC.

A segunda cidade a registrar a menor temperatura foi Canoinhas, no Planalto Norte do Estado. -12ºC foram apontados nas estações meteorológicas no dia 7 de agosto de 1963.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE