Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Maior avião do mundo, o Antonov Mriya é destruído por ataque russo

Aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia na década de 80 para dar suporte ao programa espacial soviético

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/02/2022 18:17 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Além da perda de vidas humanas, a ação militar da Rússia sobre a Ucrânia causa uma enorme perda para a aviação. Como resultado do segundo ataque aéreo das tropas russas no aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kiev, a maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída. A confirmação foi feita pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba em uma rede social.

Aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia na década de 80 para dar suporte ao programa espacial soviético | Foto: LARSKE - WIKIMEDIA COMMONS / R7 / CP

A empresa Antonov havia dito que o An-225 ainda estava intacto há 2 dias, em 25 de fevereiro de 2022, após o primeiro ataque russo. Apenas um modelo do AN-25 foi construído. O avião foi apelidado de Mriya, "sonho", em português. E tinha um simbolismo enorme entre aeronautas e entusiastas da aviação. Por onde pousasse, o avião arrastava grupos de entusiastas que se mobilizavam para registrar o pouso do gigante da aviação.

Ironia do destino, a aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia no final da década de 80 para dar suporte logístico ao programa espacial soviético. O AN-225 transportou o ônibus espacial russo Buran, primeiro avião espacial a ser produzido como parte do programa soviético/russo. Buran significa "tempestade de neve". Em novembro último a espaçonave foi flagrada em um hangar próximo a Baikonur, no Cazaquistão, em situação de abandono.

O Antonov AN-225S tinha uma utilidade ímpar no transporte mundial de cargas, uma vez que só ele reunia condições de transportar certos carrregamentos, devido ao seu tamanho.

O avião estratégico de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau no SSR ucraniano dentro União Soviética durante a década de 1980. Depois de cumprir com sucesso suas missões militares soviéticas, foi desativado por oito anos. Depois disso foi remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines , transportando cargas úteis de grandes dimensões.

Como uma aeronave superdimensionada, o Antonov An-225 Mriya detinha vários registros únicos que o incluía como a aeronave mais pesada já construída e maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional. Outros recordes mantidos pelo AN-225 foram relacionados à carga em termos de peso e comprimento, pois tinha capacidade para transportar até 640 toneladas (705 toneladas curtas). O AN-225 atraiu um alto grau de interesse do público, tanto que conseguiu alcançar um seguimento global devido ao seu tamanho e sua singularidade. As pessoas frequentemente visitavam os aeroportos para ver suas chegadas e partidas programadas.

O AN-225 esteve no Brasil em fevereiro de 2010 e em novembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE