Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Maior afiliada da Globo, RBS TV demite 25 do time de elite da imprensa gaúcha

Grupo promove corte de salários e a demissão de pratas de casa, como a repórter Guacira Merlin, que estava há duas décadas na emissora.

UOL
por  UOL
25/04/2020 09:37 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O clima é de tensão no Grupo RBS neste final de semana. O maior conglomerado de mídia do sul do país e responsável pela maior afiliada da Globo, a RBS TV, anunciou nesta sexta-feira uma série de medidas para contenção de gastos. Dentre elas, está o corte de salários e a demissão de pratas de casa, como a repórter Guacira Merlin, que estava há duas décadas na emissora. 

Mais de 20 profissionais foram desligados das redações do grupo, que controla uma emissora de televisão, seis rádios, dois jornais e quatro portais de assuntos diversos apenas na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

No setor esportivo, duas dispensas chamam a atenção: a de Rafael Cechin, editor-chefe de Esportes da Rádio Gaúcha e a de Márcio Chagas, ex-árbitro de futebol e comentarista de futebol da emissora gaúcha. A empresa informou que está realizando os cortes por conta de uma restruturação interna, ocorrida em meio a problemas financeiros e corte de verba publicitária de anunciantes devido à pandemia da Covid-19. Além das demissões, quem ficar na RBS terá que se submeter a redução de 25% do valor total de seu salário.

Além de Guacira Merlin, que era uma das principais repórteres da afiliada da Globo, outro rosto conhecido dos telespectadores foi demitido nesta sexta-feira. O ex-árbitro Márcio Chagas, comentarista dos telejornais locais e das transmissões do Campeonato Gaúcho, também foi desligado — ele estava na RBS TV desde 2014. Como continuidade ao processo de redução de custos, diversos colaboradores foram chamados às pressas por seus gestores para readequação de salários e de jornada, conforme brecha deixada pela Medida Provisória 936. As reduções, porém, só serão feitas em setores deficitários. Procurado pela reportagem, o departamento de Comunicação do Grupo RBS .

Internamente, a avaliação é que as dispensas ocorreram com profissionais que tinham vencimentos bem altos. A reportagem apurou que pelo menos dois dos principais patrocinadores da RBSTV deixaram de promover anúncios na emissora gaúcha por causa da pandemia. Se novas quedas de arrecadação publicitária acontecerem nos próximos meses, novas medidas deverão ser tomadas pela direção da empresa de comunicação para reverter o quadro e impedir um prejuízo ainda maior para o Grupo RBS. Internamente, a demissão de Márcio Chagas foi, disparada, a mais mal recebida por quem trabalha no Grupo RBS. O ex-árbitro de futebol, que se aposentou após ser vítima de um caso grave de racismo no Campeon.

jornalista Felipe Daroit

O árbitro foi informado de sua demissão por telefone segundo apurou o UOL Esporte. Sua esposa está internada em um hospital de Porto Alegre, lutando contra o câncer. Colaboradores da RBS ouvidos pela reportagem avaliam que faltou sensibilidade para a empresa em entender que não era o momento de dispensar Chagas. Em nota divulgada sobre a situação, o Grupo RBS afirmou que promoveu as reformulações para se adequar à crise financeira. A empresa também disse que as decisões tomadas agora só passam a ter valor a partir do dia 1 de maio. "A pandemia do coronavírus gerou uma crise mundial de proporções inéditas na história recente. A RBS, assim grande parte das empresas do Rio Grande do. 

Alguns dos nomes mais conhecidos do Grupo RBS, que foram demitidos nesta sexta-feira:

– Guacira Merlin, repórter da RBS TV;

– Felipe Daroit, da rádio Gaúcha;

– Iotti, cartunista de Zero Hora e Pioneiro;

– José Luís Costa, integrante do Grupo de Investigação (GDI), de ZH;

– Rafael Cechin, editor-chefe de Esportes da rádio Gaúcha;

– Flávia Requião, colunista social de GaúchaZH;

– Márcio Chagas, comentarista esportivo da RBS TV;

– Tadeu Vilani, fotógrafo de ZH;

– Rosane Tremea, editora e colunista de ZH.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE