Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Maio terá chuva de meteoros de rastros do cometa Halley

O cometa Halley, o mais famoso de todos, é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do ano: a de Eta Aquarídeos, em maio, e a de Orionídeos, em outubro

O Sul
por  O Sul
02/05/2023 21:47 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa regiões onde há uma concentração maior de poeira cósmica, geralmente deixada por cometas ao executar suas longas órbitas ao redor do Sol. O cometa Halley, o mais famoso de todos, é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do ano: a de Eta Aquarídeos, em maio, e a de Orionídeos, em outubro.

Para quem vive no Hemisfério Sul, os Eta Aquarídeos são uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Vale a pena virar a madrugada e apreciar esse espetáculo celeste.

DIA 5 – Na penumbra

O primeiro eclipse lunar do ano será do tipo penumbral, quando a Lua passa apenas pela região menos escura da sombra terrestre. É um fenômeno sutil: apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua será percebida. Infelizmente não será visível do Brasil, mas poderá ser acompanhado pela internet. O auge é às 14h53.

DIA 6 – Meteoros na madrugada

Na madrugada, acontece o pico dos meteoros Eta Aquarídeos, que são causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h. Quanto mais escuro o local da observação, mais meteoros você verá.

DIA 17 – Encontro ao amanhecer

A Lua minguante posiciona-se bem ao lado do planeta Júpiter nas horas que precedem o nascer do Sol, formando uma bela conjunção. Olhe para o Leste a partir das 4h30.

DIA 29 – Caça a Mercúrio

O desafio do mês é encontrar o planeta Mercúrio no céu da alvorada. Júpiter estará logo acima dele, o que pode facilitar um pouco a tarefa. Olhe para o Leste a partir das 5h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE