Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Maio Amarelo: Cine Drive-in vai chamar a atenção da população, com informações educativas

Várias atividades estão previstas para o mês de maio, para sensibilizar crianças, jovens, pedestres, motoristas, pessoas com e sem habilitação, sobre a importância de ser responsável no trânsito.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
08/05/2023 08:46 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Conscientizar pedestres e motoristas para reduzir os acidentes no trânsito. Esse são os objetivos do Maio Amarelo que tem como tema, neste ano, “No trânsito, escolha a vida”, conforme a Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para definir as ações, deste ano, apresentar os projetos, um deles inovador no Estado, os representantes do trânsito da Prefeitura de Erechim e da segurança pública, se reuniram, na manhã desta sexta-feira (5), no gabinete do secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi.

Estavam presentes na reunião o representante da Polícia Rodoviária Federal, Regivaldo Tonon; o coordenador da Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli; diretor de Trânsito, Eleniltom José Pires de Lima; Soeli dos Santos do CFC Erechim; e a chefe do setor de Administração Ensino e Estatística, Edilene Dall"Agnol.

Divulgação PMErechim

Campanha diferenciada

Na ocasião, Tonon lembrou que a campanha do Maio Amarelo iniciou em 2010 no mundo, e, a partir de 2013, se consolidou no Brasil, fazendo, em 2023, 10 anos.

“As campanhas educativas no trânsito são realizadas todo ano, porém, são mais intensas no mês de maio. Em conjunto com a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito; os agentes de trânsito; Brigada Militar; Conselho Municipal de Segurança Pública; e, o CFC Erechim, estamos nos unindo para fazer uma campanha diferenciada neste ano”.

Cine Drive-in

O Cine Drive-in vai utilizar as vias públicas para fazer as atividades e chamar a atenção da população, com as informações educativas.

“Este projeto foi desenvolvido em Brasília (DF), depois em Uruguaiana, e o segundo município a realizar o Cine Drive-in será aqui em Erechim, com um formato mais abrangente, e será realizado nos dias 12 e 27 de maio, nos altos da avenida Maurício Cardoso”, explica Tonon.

Toda a população pode pode participar, indo de carro, a pé, bicicleta, o trânsito ficará fechado no local nestes dias. “O filme vai durar de 15 a 20 minutos e todo mundo pode assistir as atividades educativas, crianças, jovens, adultos, não tem restrição de idade, pessoas habilitadas ou não, o objetivo é fazer uma reflexão sobre como está o nosso comportamento no trânsito, atualmente, como foi no passado, e o que podemos fazer para melhorar”, ressalta o representante da Polícia Rodoviária Federal.

Trabalho de conscientização permanente

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que o trabalho de conscientização sobre o trânsito ocorre todos os meses do ano, com as ações da Escolinha de Trânsito, em escolas, empresas, feiras, e, diretamente, com a comunidade.

“A Educação no Trânsito de Erechim é referência na região Alto Uruguai, ensina as pessoas a terem paciência e humanidade. Sempre buscamos muitos parceiros para construção destas atividades, que tem como objetivo principal salvar vidas, difundir uma cultura de respeito, atenção e um comportamento cuidadoso com a vida no trânsito”, ressalta o secretário, Mario Rossi.

Atividades

  • Dia 6/5 palestra na Escola Adventista de Erechim, com escolinha, e parceria com PRF e CFC Erechim
  • Dia 9/5 atividade entardecer na escola e EMEI Irmã Consolata
  • Dia 18 palestra na empresa Ingá Veículos / parceria CFC Erechim
  • Dia 20 escolinha no CTG Sentinela da Querência, evento da Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco em parceria com CFC Erechim

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE