Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Machadinho realiza encontro microrregional sobre Triagem Auditiva Neonatal

O objetivo da iniciativa foi sensibilizar as equipes para a importância da detecção precoce das perdas auditivas e o impacto positivo da intervenção nestes casos.

Assessoria/Destaque News
por  Assessoria/Destaque News
11/03/2022 11:44 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na manhã de quarta-feira (09) Machadinho, foi sede de um encontro com profissionais da área da saúde da microrregião. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar as equipes para a importância da detecção precoce das perdas auditivas e o impacto positivo da intervenção nestes casos.

Sob coordenação da fonoaudióloga Juliana de Lima Theodoro, profissional que atua na Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho, o momento foi uma oportunidade de integração e troca de experiências entre todos os profissionais da rede.

“Identificar as perdas auditivas e intervir de forma precoce é a melhor alternativa para que a criança se desenvolva como um todo. Além disso, nosso objetivo é aumentar cada vez mais a cobertura do Teste da Orelhinha e assim trabalhar na busca ativa para alcançar todos os recém nascidos”, reiterou Juliana.

A perda auditiva afeta muitos aspectos na vida do indivíduo como: comunicação e fala, cognição, educação e acesso ao emprego, isolamento social, solidão e vergonha. O prejuízo da perda auditiva tem impacto tanto para o indivíduo quanto para a sociedade, e através da intervenção terapêutica, o objetivo é que o desenvolvimento das crianças com perda auditiva seja igual ao das crianças ouvintes.

O município de Machadinho é referência na microrregião na realização da Triagem Auditiva Neonatal. Estiveram presentes no encontro Secretários de Saúde, Enfermeiras, Fonoaudiólogos e profissionais que realizaram o agendamento de Testes da Orelhinha dos municípios de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São José do Ouro e Barracão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE