Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Lula recebe título de cidadão honorário da cidade de Paris

Em discurso, Lula disse estar motivado "para reconquistar a democracia" do Brasil.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
02/03/2020 22:25 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Paris, nesta segunda-feira, em um ato em que ele disse estar disposto a lutar para "reconquistar" a democracia no Brasil. "Estou mais motivado do que nunca para reconquistar a democracia de nosso país", afirmou Lula em seu discurso de agradecimento ao receber a homenagem da prefeita da cidade, a socialista Anne Hidalgo.

Em discurso, Lula disse estar motivado "para reconquistar a democracia" do Brasil | Foto: Alain Jocard / AFP / CP

O ex-presidente de 74 anos, que aguarda em liberdade um recurso contra uma condenação por corrupção, explicou a situação que, segundo ele, seu país está passando desde a posse de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019. "O que está acontecendo no Brasil é o resultado de um processo de enfraquecimento do processo democrático, estimulado pela ganância de poucos e por um desprezo mesquinho pelos direitos do povo", afirmou.

Lula queria compartilhar a distinção com a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-candidato à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em 2018, Fernando Haddad, presente na cerimônia. Ele também acrescentou que deseja dividir a homenagem com "mulheres e homens que defendem a democracia e os direitos, com brasileiros e brasileiros que lutam por um mundo melhor".

O título de cidadão honorário de Paris é concedido a pessoas cuja trajetória é marcada pela defensa dos direitos humanos. É uma distinção para "ajudá-los em sua luta", declarou Hidalgo. O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela e o atual Dalai Lama estão entre as personalidades que há receberam esse título. Em 2011, o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire foi o homenageado.

Durante a cerimônia, Lula destacou o privilégio de receber essa distinção em Paris, "um símbolo perpétuo dos direitos humanos e a tradição de solidariedade com os perseguidos". Na capital francesa, a primeira etapa de uma viagem pela Europa que o levará à Suíça e Alemanha, o ex-presidente recebeu apoio de vários líderes políticos, incluindo o ex-presidente francês François Hollande e o líder do radical Jean-Luc Mélenchon.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE