Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Licenciamento de veículos com placas de final 7 ou 8 vence na quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Para as placas terminadas em 9 ou zero têm como data-limite 31 de julho.

O Sul
por  O Sul
23/06/2021 22:21 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Sul alerta os proprietários de veículos gaúchos com placas de final 7 ou 8 para o prazo de licenciamento, que vence na próxima quarta-feira (30). A partir do dia seguinte (1º), será exigida a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxa do serviço anual e eventuais multas vencidas.

Embora o período de pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido no final de abril, a validade do licenciamento depende da placa. Para as de final 1, 2 ou 3, o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) de 2020 venceu em 30 de abril, ao passo que as terminadas em 9 ou zero têm como data-limite 31 de julho.

Se o proprietário pagou o IPVA e ainda não tem o CRLV atualizado, deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo”.

A regularidade do exercício corrente passa a ser exigida para a circulação desses veículos a partir do dia 1º de julho. O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado neste ano.

Foto: Divulgação/DetranRS

A taxa do Detran esteve em discussão desde o ano passado na Assembleia Legislativa para redefinição do valor (excluídos os custos de impressão e envio por correios, hoje inexistentes), por isso alguns proprietários de veículos não fizeram o seu pagamento.

Em abril, o projeto de lei foi aprovado e sancionado pelo governador Eduardo Leite, definindo o valor único de R$ 66,70 para todos os veículos.

Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) atualizado, o proprietário deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo”.

Procedimento

A quitação dos débitos do veículo é feita diretamente por meio de um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (apenas para clientes), Banrisul (incluindo a sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander e Sicredi . Tanbém é possível efetuar o procedimento em qualquer lotérica.

Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc. Basta informar a placa e o código do Renavam.

Por determinação federal, o documento impresso em papel-moeda foi extinto em todo o país. Agora o Certificado de Registro e Licenciamento é expedido digitalmente (CRLV-e) e o proprietário do veículo pode escolher se prefere utilizar a sua versão via aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou impressa em papel comum.

A impressão pode ser feita a partir do site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Quem não obtiver acesso ao documento por meio das plataformas digitais ainda tem a opção de realizar o serviço de impressão presencialmente em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou despachante no Estado.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, para a regular circulação, o veículo deve estar com o licenciamento em dia.

Do contrário, incorre-se em infração gravíssima, passível de multa de R$ 293, sete pontos na carteira de habilitação do dono e remoção do veículo para depósito (quando não for possível a quitação dos débitos na blitz), até que a situação seja regularizada.

A partir de uma nova lei estadual, desde novembro do ano passado o programa “Veículo Legal” oferece a opção de pagamento de pendências de licenciamento por meio de débito ou crédito durante blitz de fiscalização. A medida não evita a multa por um eventual licenciamento atrasado.

Mas se a opção de pagamento estiver disponível e essa for a única irregularidade, o veículo não será guinchado, poupando assim o proprietário do pagamento de remoção, diárias em depósito e demais transtornos de ter o carro apreendido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE