Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Esporte

Libertadores será retomada com rígidas medidas sanitárias contra a pandemia

Torneio sul-americano volta na próxima terça-feira

Correio do Povo
por  Correio do Povo
11/09/2020 17:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As equipes que disputam a Copa Libertadores vão entrar nos diversos países da região sob estritas medidas sanitárias, de acordo com o protocolo elaborado pela Conmebol para a retomada da competição continental, na próxima terça-feira.

As delegações visitantes viajarão para as cidades de competição em aviões fretados que são subsidiados com ajuda financeira da Conmebol e não ficarão em quarentena. O novo protocolo denominado "Concentração Sanitária" autoriza a entrada de equipamentos por apenas 72 horas nos países da América do Sul, região atingida pela pandemia Covid-19, em especial o Brasil, segundo país do mundo com mais mortes pelo vírus em números absolutos (129.522 no balanço de quinta-feira, dia 10).

Os membros de cada delegação devem se submeter aos exames e testar negativo para Covid-19 antes de viajar. Aeronaves e ônibus terão que ser previamente lacrados. Se possível, todos deverão ser transportados da pista de pouso para o hotel.

Os alojamentos também devem ser protegidos de acordo com o protocolo e um quarto terá que ser disponibilizado para cada membro. A equipe também deve fazer o teste de coronavírus. O time anfitrião é obrigado a se submeter ao teste assim como os gandulas, maqueiros, policiais, entre outros. O médico de cada clube fará no grupo um exame diário de sintomas. Se a temperatura de um jogador atingir mais de 37,4°, ele não será admitido no treino ou no jogo.

A Conmebol pode solicitar testes adicionais antes das partidas ou durante os períodos de treinamento em coordenação com a comissão técnica. No caso de um jogador ou membro da equipe se recusar a fazer o teste de Covid-19, ele não poderá participar das competições. Não será permitida a entrada nas instalações sem máscara. É aconselhável que cada jogador saia de sua casa para treinar.

A rouparia deve entregar a cada jogador em uma bolsa fechada as peças que serão utilizadas nos treinos e o jogador deve devolver o uniforme sujo em uma bolsa devidamente fechada para lavagem.

Proibido cuspir e assoar o nariz

O protocolo de saúde também recomenda evitar a saída simultânea para o campo de jogo pelo mesmo túnel de acesso no aquecimento pré-jogo. Para a entrada das equipes, crianças (mascotes mirins) não poderão acompanhar jogadores e árbitros. Dentro do túnel, a distância socialmente aceita entre os adversários deve ser respeitada e todo tipo de saudação e interação por meio do contato físico deve ser evitado.

Beijar a bola também está proibido e os jogadores devem usar garrafas individuais de água ou bebidas isotônicas. É proibido trocar camisas ou qualquer outra parte do uniforme com atletas adversários, companheiros de equipe ou qualquer outra pessoa; o mesmo vale para bandeiras ou presentes. Para as entrevistas, é obrigatório o uso de máscara ou protetor facial. O não cumprimento das medidas de higiene está sujeito a sanção disciplinar.

Com o objetivo de preservar a integridade física dos jogadores, a Conmebol autorizou a alteração do regulamento, permitindo, entre outros, que um jogador que mudou de clube possa regressar à seu clube de origem na mesma edição do torneio, o que antes não era permitido.

A incorporação ao novo clube pode ocorrer em qualquer fase da competição em que sejam permitidas substituições na relação de jogadores escalados. A inclusão de cinco substituições por equipe em cada jogo também será permitida.

Quanto aos árbitros, os trios podem ser preenchidos por juízes de diferentes nacionalidades e em casos de extrema necessidade, por árbitros locais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE