Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Liberação do FGTS em função do coronavírus: quem tem direito e como consultar o saldo

MP libera valor de contas ativas e inativas para o trabalhador que tem valores recolhidos no fundo

Agência Brasil
por  Agência Brasil
08/04/2020 13:05 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Trabalhadores com contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar até R$ 1.045 a partir de 15 de junho. A Medida Provisória que autoriza a transação foi publicada nesta terça-feira (7), com o objetivo de fazer o dinheiro circular e movimentar a economia, que tem sofrido com a pandemia de coronavírus.

Os valores serão liberados pela Caixa Econômica Federal, que ainda não divulgou um cronograma de como funcionará o atendimento. O limite do saque é por trabalhador, e não por conta. Quem tiver mais de uma conta, de empregos anteriores, terá o valor retirado da mais antiga, por exemplo.

O dinheiro ficará disponível para saque de 15 de junho a 31 de dezembro de 2020. Será permitido o crédito automático para conta poupança de titularidade do trabalhador, previamente aberta no banco, ou o crédito em conta bancária de qualquer instituição financeira, com transferência gratuita.

Quem possui conta na Caixa mas não quer mexer no FGTS nesse momento, poderá solicitar até o dia 30 de agosto o desfazimento do crédito, em caso de crédito automático. A MP segue agora para aprovação no Congresso.

Para consultar o saldo do Fundo de Garantia, o trabalhador pode utilizar um aplicativo de celular ou pelo site.

Consulta ao saldo do FGTS

O saldo do FGTS pode ser consultado no site da Caixa. Lá, o trabalhador precisa fazer um cadastro, onde irá acessar todas as contas vinculadas ao seu CPF. Pelo celular, o acesso pode ser pelo app Caixa FGTS, disponível para Android ou iOS nas lojas de aplicativos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE