Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Levantamento parcial do Cpers aponta falta de mais de 800 educadores em escolas estaduais

O levantamento também registra mais de 100 escolas com bibliotecas fechadas, 76 sem laboratório de informática operacional e 89 com problemas estruturais.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
05/03/2020 15:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Cpers Sindicato divulgou nesta quinta-feira o Levantamento de Necessidades das Escolas Estaduais que foi lançando na segunda-feira e já conta com a participação de 227 escolas que apontaram, até o momento, a falta de 871 educadores.

Conforme o Sindicato, embora a amostra represente menos de 10% do total de instituições, os dados mostram as carências das instituições no Rio Grande do Sul. “Já é possível vislumbrar um quadro caótico, pois o ano letivo iniciou com falta expressiva de recurso humanos, carências estruturais graves, fechamento de turnos e turmas e enxugamento generalizado”, informa a nota divulgada no site da entidade.

Elias Eberhardt / Divulgação

A pesquisa, realizada por meio de um formulário online e preenchida por diretores e trabalhadores, contabiliza a falta de 871 professores, funcionários de escola e especialistas, ou aproximadamente quatro educadores por instituição.

  • Falta de professores(as): 343
  • Falta de funcionários(as): 338
  • Falta de especialistas: 190

O levantamento também registra mais de 100 escolas com bibliotecas fechadas, 76 sem laboratório de informática operacional e 89 com problemas estruturais ou obras pendentes. Fechamento de turnos (33 escolas), enturmações (36) e multisseriações (23) também são denúncias recorrentes.

Em 2019, a 1ª edição do Levantamento de Necessidades foi respondida por representantes de 380 entidades de agosto a outubro, contabilizando a falta de mais de 1.500 profissionais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE