Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Leite transmite o cargo para Luís Augusto Lara em cerimônia no Piratini

“Está nos termos da lei, mas é também uma questão simbólica de confiança recíproca estabelecida entre os chefes de dois poderes, disse o governador.

Secom/Piratini
por  Secom/Piratini
19/01/2020 23:22 – atualizado há 4 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Luis Augusto Lara, assumiu o cargo de governador do Estado em exercício em uma solenidade realizada no início da noite deste domingo (19), no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

O governador Eduardo Leite transmitiu o cargo ao parlamentar antes de viajar para São Paulo, onde cumpre agenda até terça-feira (21). Entre os compromissos do governador em São Paulo estão debates sobre gestão pública e reuniões com diretores de empresas instaladas no Rio Grande do Sul. Leite retorna na noite da próxima terça-feira (21/1), quando reassume o cargo.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública Ranolfo Vieira Júnior também estará fora do Estado no período, motivo pelo qual Lara irá responder pelo Executivo gaúcho temporariamente. Ranolfo irá participar de reuniões no Ministério da Justiça, em Brasília, entre segunda-feira (20) e quarta-feira (22), quando retorna ao RS. Entre as reuniões agendadas na capital federal está o encontro do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), na quarta-feira.

Após a assinatura do termo de transmissão de cargo, o governador Eduardo Leite lembrou que a medida não é só uma questão legal, mas também um ato representativo. “Está nos termos da lei, mas é também uma questão simbólica de confiança recíproca estabelecida entre os chefes de dois poderes. Ao longo de 2019, o deputado Lara demonstrou o compromisso com o Estado que já foi observado em toda a sua vida política. Por isso tenho muita tranqüilidade em transmitir o cargo, sabendo que o deputado vai poder ajudar a coordenar debates em reuniões já programadas para que se possa dar andamento aos projetos de interesse da população gaúcha”, afirmou Leite.

O agora governador em exercício Luis Augusto Lara agradeceu a confiança e reforçou o simbolismo do momento. “Vejo este ato do governador como uma homenagem a Assembleia Legislativa. Vamos encaminhar temas importantes dentro do que o governo já está trabalhando e aproveitar o espaço para pautas previamente combinadas”, disse Lara.

Alguns pontos da agenda dos próximos dias foram destacados por Lara, como reuniões sobre a estiagem e encontros com a Federação das Santas Casas e com entidades empresariais da metade sul e da região noroeste.

Acompanharam a cerimônia deputados, convidados do presidente da Assembleia Legislativa, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE