Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Leite reforça pedido de auxílio ao governo federal para minimizar danos da estiagem

Governador destacou que existe união de esforços e que todos estão fortemente comprometidos para atenuar os efeitos da estiagem

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
11/03/2020 21:45 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O pedido de auxílio para minimizar os prejuízos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul foi reforçado com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, por uma comitiva formada pelo governador Eduardo Leite, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e a bancada gaúcha, durante reunião realizada nesta quarta-feira (11/3) em Brasília.

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

“As perdas já atingiram mais de 30% das lavouras de soja e seguem subindo, o que é ainda mais angustiante. Infelizmente, pelos prognósticos da meteorologia, não vemos melhoria nas condições climáticas nas próximas semanas e, consequentemente, a perda se agravará, comprometendo nossa economia e a saúde financeira dos produtores. Isso ameaçará safras futuras, investimentos e a arrecadação do RS”, destacou Leite.

“Fiz questão de estar aqui presente para mostrar que existe união de esforços da nossa bancada no Senado e na Câmara Federal, do Poder Executivo, das entidades e da Assembleia Legislativa, e que todos estão fortemente comprometidos com a causa. A ministra tem sido grande parceria do agro e do RS, mas precisamos dar a noção de urgência e relevância que é a apresentação, pelo governo federal, de um plano de ação, que deverá envolver a renegociação de créditos de custeio, a comercialização de produtos e outros instrumentos para animar os nossos produtores, dando-lhes condições de cumprir com seus compromissos financeiros e de semearam as próximas safras”, acrescentou o governador.

A principal demanda é a prorrogação dos prazos dos financiamentos de produtores afetados pela estiagem no Estado. A solicitação constava em uma lista de reivindicações entregue por entidades agropecuárias gaúchas a Leite ainda em janeiro e que, posteriormente, foi encaminhada à ministra pelo governador. Desde então, Leite esteve duas vezes com Tereza Cristina para tratar do assunto – a mais recente durante a abertura da Expodireto Cotrijal, no início do mês, e outra em 12 de fevereiro, no gabinete dela.

Ao final do encontro de hoje, a comitiva gaúcha entregou um documento com a pauta de pedidos e marcou uma nova reunião de trabalho para a manhã de quinta-feira (12/3) no ministério.

Balanço

Conforme atualização divulgada em caráter excepcional pela Emater/RS-Ascar nesta quarta-feira (11/3), as perdas na produtividade, em relação aos dados inicialmente divulgados em agosto do ano passado, são de 32,2% nas culturas de soja e 26,2% na de milho na safra 2019/2020.

Na terça-feira (10/3), o governo do Estado firmou termo de cooperação técnica com mais nove municípios para a perfuração de poços artesianos. O objetivo é garantir o abastecimento de água para consumo humano. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), beneficiando 970 famílias. No total, nos primeiros três meses do ano, mais de 2 mil famílias foram atendidas em 22 municípios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE