Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Leite mostra confiança em manter Expointer, mas admite cancelamento se situação piorar

Realização do evento, em Esteio, é condicionada à segurança da saúde

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/06/2020 09:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em meio à expansão de contágio pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite afirmou, nesta quinta-feira, que a edição de 2020 da Expointer só vai ocorrer se houver segurança para a população. Em videoconferência, Leite assegurou que o governo acompanha com atenção os indicadores sanitários da região Metropolitana, sempre com enfoque na vida. “Não vamos forçar a barra para a fazer uma feira sem segurança”, reiterou.

Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

Tradicionalmente marcada para o período de 29 de agosto a 6 de setembro, em Esteio, a Expointer já teve a edição de 2020 adiada para setembro, ainda sem data definida. Devido às incertezas provocadas pela pandemia, Eduardo Leite mostrou confiança em tirar a feira do papel, mas alertou que o evento pode ser cancelado caso a situação se agrave no sistema de saúde.

“A prioridade é sempre da saúde e da vida. Nós temos confiança de que, com a mudança de data, a Expointer pode acontecer sem oferecer riscos às pessoas. Trabalhamos como essa perspectiva mas, evidentemente, se houver um recrudescimento e a situação for agravada lá na frente, não teremos problemas em fazer uma suspensão, um novo adiamento e até um cancelamento”, declarou.

Com a incerteza sobre o futuro, uma das alternativas discutida entre lideranças agrícolas é tornar a Expointer mais digital. O secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, já informou que o Palácio Piratini e a Comissão Organizadora da feira iniciaram a elaboração dos protocolos sanitários que devem ser adotados para o evento.

A fim de evitar aglomerações, serviços virtuais e videoconferências podem marcar a Expointer de 2020.”Vamos estimular cada vez mais a modernidade e a tecnologia, assim como já vêm ocorrendo nos leilões virtuais”, disse Covatti Filho. O protocolo sanitário vai ser todo embasado pela pasta da Saúde. Uma das possibilidades é aferir a temperatura dos visitantes antes do ingresso no Parque Assis Brasil, assim como tornar online o sistema de bilheteria a fim de reduzir filas, por exemplo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE