Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Lei permite uso de Fundos Garantidores para financiamento rural

A medida aprovada em junho na Câmara e no Senado, foi sancionada nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
21/07/2022 20:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Já está valendo a lei que permite o uso de Fundos Garantidores para operações financeiras de atividades rurais. A medida, aprovada em junho na Câmara e no Senado, foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e está publicada no Diário Oficial da União desta quinta.

Na prática, a norma facilita a captação de recursos para o setor agropecuário. Com a medida, os FGS - Fundos Garantidores Solidários – utilizados como garantia mínima para o empréstimo rural, não precisam mais ter cotas de credores, apenas dos devedores e de seguradoras. E podem, também, cobrir dívidas renegociadas por produtores rurais que deixem de ser pagas por imprevistos, como quebras de safra.

Com essa redução da garantia mínima a ser depositada, aumenta a quantidade de produtores rurais que podem emitir a CPR, Cédula de Produto Rural, um título de venda antecipada da safra. Esse documento permite que o produtor receba dinheiro adiantado do investidor com a promessa de entregar a produção ou o dinheiro de volta.

A CPR também poderá ser emitida para atividades de recuperação de florestas nativas e de áreas degradadas ou prestação de serviços ambientais na propriedade rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE