Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Legislativo de Getúlio Vargas apoia ações pelo Dia Nacional de Doação Órgãos

O Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde.

Prefeitura de Getulio Vargas
por  Prefeitura de Getulio Vargas
09/09/2021 09:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação Órgãos, e o Poder Legislativo de Getúlio Vargas há anos aborda este assunto, abrindo espaço para debates no plenário da Casa e apoiando ações que contribuam com a disseminação de informações sobre esse ato de amor ao próximo. O mês de setembro, denominado “Setembro Verde” é mais um momento para falar de saúde e trazer informações necessárias à comunidade.

Através de um ato simples, a colocação de um cartaz na fachada do prédio da Câmara Municipal, o Poder tenta lembrar que doar órgãos é doar vida a alguém. Além disso em 2019, a Casa aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Legislativo n.º 004/19, de autoria do então vereador, Paulo Cesar Borgmann, que instituiu o dia 19 de novembro, Dia Municipal do Leonismo e o Dia Municipal de Doação de Órgãos, no âmbito do Município de Getúlio Vargas.

O dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação Órgãos é a data para celebrar a solidariedade, a empatia e, acima de tudo, a vida. O Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde e o objetivo da campanha Setembro Verde é conscientizar as pessoas de que é preciso falar sobre esse assunto. De acordo com informações da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgados pela Agência Brasil, apesar de a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos ter aumentado 13% no primeiro semestre de 2021, a taxa de doadores efetivos caiu no mesmo percentual (13%). A queda se deve à perda de 24,9% na taxa de efetivação da doação.

Segundo o editor-chefe do Registro Brasileiro de Transplantes(RBT) e membro do Conselho Consultivo da associação, Valter Duro Garcia, o que explica a queda é o aumento de 44% na taxa de contraindicação, em parte pelo risco de transmissão de covid-19 ou pela dificuldade de fazerem o teste PCR para a detecção da doença ou para obter o resultado rapidamente. A queda do número de transplantes também pode ser atribuída à queda no número de leitos disponíveis para esses pacientes, em decorrência do aumento dos casos de covid e a necessidade de mais leitos para internações tanto nas enfermarias quanto nas unidades de terapia intensiva (UTI).

Lembre-se, converse com sua família. A comunicação é essencial para que o bem continue sendo feito. Doe órgãos. Doe VIDA!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE