Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Lava Jato completa seis anos nesta terça-feira

Uso da inteligência artificial ajuda a acelerar investigações.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
16/03/2020 22:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Lava Jato chega ao sexto aniversário nesta terça-feira (17) com um trunfo para avançar nas investigações de combate à corrupção. A força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) tem intensificado o uso de inteligência artificial para auxiliar na análise de provas que, revisadas manualmente pelos procuradores, levariam anos para apontar caminhos para a operação. Os programas desenvolvidos pela equipe de servidores em Curitiba já despertou, inclusive, a atenção de outras unidades do MPF e de outros países.

Desde 2015, um grupo de servidores do MPF atua em Curitiba no desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as investigações da Lava Jato. Eles já desenvolveram pelo menos cinco ferramentas tecnológicas que têm auxiliado muito a força-tarefa nas investigações.

A Lava Jato já deflagrou 70 fases ostensivas desde 2014, para prisão de investigados e coleta de provas, como documentos, computadores e celulares. Segundo o procurador Júlio Noronha, do MPF, é um volume de provas muito grande para ser processado. “Vamos pensar que agora a gente tem informação reunida ao longo de 70 fases, ao longo de seis anos de operação, com vários dos principais operadores financeiros que atuavam no país, com movimentações feitas dentro e fora do país”, disse em entrevista à Gazeta do Povo.

Por isso, segundo Noronha, a estratégia da força-tarefa em Curitiba foi encontrar mecanismos para acelerar a análise dessas provas colhidas na operação. “Nos últimos anos, uma das nossas maiores preocupações e um dos nossos maiores investimentos de tempo e de recurso foi no desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação para a gente conseguir analisar esse conjunto de provas e encontrar as evidências que são relevantes para que a gente possa iniciar, instruir e terminar as investigações em curso”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE