Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Latrocínios caem 23,64% no País em 2023, segundo Ministério da Justiça

O dado foi divulgado pelo ministro Flávio Dino neste domingo (28), pelas redes sociais

Redação O Sul
por  Redação O Sul
28/01/2024 19:46 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O número de latrocínios, roubos seguidos de mortes, caiu 23,64% no País na comparação entre 2022 e 2023. O dado foi divulgado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pelas redes sociais, neste domingo (28) e corresponde às estatísticas enviadas à pasta pelos Estados.

No mesmo período, também foi registrada queda, de 3,57%, nos homicídios dolosos, com intenção. Em 2023 foram 37.488 casos. Com relação à lesão corporal seguida de morte, a redução foi de 2,44% e os feminicídios diminuíram 1,86%.

Na postagem, Dino afirma que em 22 Estados do Brasil houve reduções de crimes violentos letais intencionais, constituídos por homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes, com exceção dos casos de morte por intervenção de agente do Estado. No País, a queda foi de 4,09%.

Mesmo assim, ainda foram registrados no ano passado 40.464 casos. Já os registros que incluem as mortes por intervenção de agente do Estado ficaram 4,40% menores, com 46.494 ocorrências.

“Cumprimento todos os profissionais da Segurança, com a certeza de que em 2024 seguirá a trajetória de reduções, o que é fundamental para o País”, publicou o ministro.

Segundo Dino, os dados completos do relatório serão divulgados ao longo da semana. 

“Nesses 13 meses no Ministério da Justiça, trabalhamos para consolidar o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp). Ainda há muito a fazer para que os números informados pelos Estados e demais órgãos tenham cada vez mais precisão e qualidade”, completou Dino.

Receba as notícias do AU pelo whatsapp. Para entrar em um dos grupos clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE