Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Lançado o livro Receitas da Nossa História: um resgate da memória gastronômica das etnias que formaram esta terra

Projeto aprovado pela Lei da Incentivo à Cultura do RS foi produzido pelo Instituto Cultural Sangue de Gaúcho

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
27/07/2023 16:17 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O início da noite desta quinta-feira, 26, foi especial e marcante para a cultura da nossa cidade e para as etnias que formaram o povo desta região do Alto Uruguai, assim como para aquelas que hoje aqui estão chegando para dar continuidade a esta região miscigenada, que abriga valores culturais, materiais e imateriais dos mais diferentes povos que vivem em perfeita harmonia e simbiose sociocultural.

A cerimônia de lançamento realizada na Sociedade Rui Barbosa contou com a presenta da Secretária Municipal de Cultura e Esporte, Carla Talgati, representando o Poder Executivo; o vereador Rafael Ayub, representando o Poder Legislativo; representantes das etnias, povo gaúcho e das empresas patrocinadoras do projeto cultural, representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Zeni Bearzi, Presidente da Academia Erechinense de Letras, Helena Confortin, equipe de produção do projeto, imprensa e convidados.

PRONUNCIAMENTOS

Usaram da palavra em nome das etnias o historiador André Ribeiro (etnia afro-brasileira) e Vanda Groch (etnia polonesa), que agradeceram a oportunidade de compartilhar a cultura de suas origens e partilharem receitas nos episódios da web série e no livro.

O mentor e coordenador do projeto, Marco Aurélio Pedot, fez um breve relato de como foi a idealização do projeto, relembrou de outros trabalhos culturais já realizados por ele, o desenvolvimento e a culminância com a publicação deste livro. Agradeceu a todos que se envolveram na sua realização e afirmou que cultura está no seu sangue e, por isso, novos projetos serão lançados.

Também se pronunciou a Secretária Municipal de Cultura e Esporte, Carla Talgati, que falou em nome do Poder Executivo, agradecendo a dedicação de Marco Pedot pelo resgate da cultura e da história de toda a região e à sua disseminação.

A OBRA

O Livro Receitas da Nossa História integra o projeto “TV Sangue de Gaúcho apresenta: Receitas da nossa história”, que tem como objetivo resgatar, registrar e preservar histórias e memórias afetivas de pessoas de diferentes origens que vivem na Região do Alto Uruguai Gaúcho, que tem como cidade polo a bela e próspera Erechim. Além do livro, o projeto contemplou a produção de 12 programas de entrevistas – web série - transmitidos na página do Facebook e no canal do Youtube da TV Sangue de Gaúcho, com acesso gratuito.

Nesses episódios, representantes de etnias colonizadoras da Região do Alto Uruguai e de imigrantes que aqui chegaram nos tempos atuais preparam pratos típicos da sua cultura e participaram de um bate-papo com o apresentador, Marco Aurélio Pedot, sobre aspectos históricos e culturais da sua origem, do seu povo e do seu habitat. O povo gaúcho também esteve representado.

MEMÓRIAS

A proposta do livro não é fazer um resgate profundo da trajetória histórica das etnias, mas, sim, contar memórias e relembrar fatos marcantes dos povos que colonizaram este município e dos que hoje aqui estão chegando. As receitas são as apresentadas nos 12 episódios gravados com os convidados participantes. Assim, as informações sobre as etnias são relatos dos entrevistados sobre lembranças, memórias e histórias de seus antepassados e o significado, e a representação cultural, que cada receita tem para sua etnia.

O Projeto “TV Sangue de Gaúcho apresenta: Receitas da nossa história” é uma realização do Instituto Cultural Sangue de Gaúcho e conta com o patrocínio das empresas Brastelha, Cavaletti, Bigolar, Ervateira Rei Verde, Agropecuária Dourado e Cassul e financiamento do Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Os episódios continuam à disposição no canal do Youtube da TV Sangue de Gaúcho e podem ser acessados de forma gratuita. Também é importante destacar que contam com acessibilidade de conteúdo através da janela de libras e legenda.

O evento de lançamento do livro marcou o encerramento do projeto. São 500 unidades para distribuição gratuita a instituições de ensino, bibliotecas, entidade culturais e comunidade.

A equipe do projeto esteve formada por Marco Aurelio Pedot, Pamela Taís da Costa, Tainete Farina, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Mariah Carraro Smaniotto, Fernando Martini, Márcio Marinho de Sá, Jurandir Alves de Almeida (in memorian), Roseli Marcia Benati Krebs e equipe da Allianssa Auditores Associados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE