Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

LACEN finaliza primeiros testes e descarta 86 suspeitas para coronavírus no RS

Os kits para saber se o paciente está ou não com a doença chegaram ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (5).

GZH
por  GZH
09/03/2020 22:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Laboratório Central do Estado (Lacen) concluiu os primeiros testes para o novo coronavírus. A boa notícia é que os resultados saíram mais rápido e também que foram descartados para covid-19. No total, até as 16h30min, 86 foram negativos. Os kits para saber se o paciente está ou não com a doença chegaram ao Rio Grande do Sul na quinta-feira (5).

Na sexta-feira (6), os servidores da Seção de Virologia do Lacen, setor que realiza os testes, passaram por capacitação e já realizaram os primeiros 43 procedimentos. Foram treinados por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, que é quem produz os insumos para os exames e é para onde a Secretaria Estadual da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção. Nesta segunda (9), foram realizados mais 43. O tempo para se chegar aos resultados caiu de até oito dias para até 48 horas.

Seis pessoas estão envolvidas diretamente nos testes de coronavírus no Lacen. São duas biólogas, uma auxiliar de laboratório e duas estagiárias. A equipe ganhou reforço de uma biomédica da prefeitura de Porto Alegre. Experiente, o grupo trabalhou na pandemia de gripe A, em 2009.

Dados de coronavírus

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgou o último boletim epidemiológico sobre a covid-19. Foram notificados até o momento 218 casos suspeitos, dos quais 38 são novos em relação ao boletim anterior. Entre os notificados, 112 permanecem como suspeitos e seguem em investigação, outros 75 foram descartados para coronavírus. Parte dos casos descartados pelo Lacen não está nesse último boletim epidemiológico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE