Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

La Niña pode se prolongar no RS

Efeito de resfriamento das águas do Oceano Pacífico provoca estiagem na região Sul do Brasil

Matinal
por  Matinal
14/02/2022 07:59 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As probabilidades do La Niña – o resfriamento das águas do Oceano Pacífico – se prolongar até o inverno aumentaram, segundo o boletim da Agência Nacional de Oceano e Atmosfera, dos Estados Unidos. Os especialistas do órgão apontaram que o fenômeno, que tem impacto direto na estiagem que atinge o Estado, tem hoje 77% de possibilidade de persistir até o final do outono – o número no mês passado era de 68%.

IDPRS

O La Niña altera o padrão de circulação dos ventos, o que, dependendo da época do ano, interfere nas chuvas e na temperatura no Sul do Brasil. O RS tem hoje 408 municípios que já acionaram a Defesa Civil em razão de problemas com a seca. Desses, 374 estão com situação de emergência homologado, e 326 com a situação já reconhecida pela União. Mas mesmo Porto Alegre, que não está nesta lista, enfrenta transtornos, como o abastecimento em algumas regiões.

Ao longo do segundo ano consecutivo enfrentando o fenômeno, mais de quase 260 mil propriedades já foram afetadas pela estiagem em solo gaúcho. Além de um prejuízo de pelo menos 47 bilhões de reais para o setor, a queda na produção deve pressionar a inflação dos alimentos em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE