Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Justiça suspende liminar sobre volta às aulas presenciais em escolas particulares de SC

Decisão considera o aumento de casos de Covid-19 no estado.

Oeste Mais
por  Oeste Mais
10/11/2020 16:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu nesta segunda-feira, dia 9, a liminar que autorizava a volta das aulas presenciais em escolas particulares do estados. O retorno tinha sido deferido parcialmente na 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca da capital, com efeito estadual, em 22 de outubro.

O pedido de suspensão partiu do sindicato intermunicipal dos professores no estado contra a decisão proferida no fim de outubro. As razões apresentadas apontam para aumento recente do número de contágio pela Covid-19 na região, o que coloca alunos, professores e funcionários em alto risco de contaminação.

Foto: Secom SC/Divulgação/CSC

Na decisão, o desembargador Carlos Adilson Silva aponta a importância na preservação da saúde dos envolvidos em atividades escolares e que “o calendário escolar estará comprometido de qualquer forma e o retorno das atividades presenciais, no último mês letivo do ano, em nada contribuirá, além do pânico social que irá causar, especialmente em nosso estado, onde tem aumentado vertiginosamente o número de contaminados (curva em ascensão) e consequente limite do sistema de saúde pública”.

A decisão de retorno das aulas nas escolas particulares do estado foi promovida pelo sindicato dos estabelecimentos de ensino de Santa Catarina. A ação civil pública foi deferida parcialmente pelo juiz Jefferson Zanini, que havia dado um prazo de 10 dias para o estado promover alterações alteração dos instrumentos normativos vigentes, como retorno escalonado, gradativo e por faixa etária, definição de limitações cabíveis em cada nível de risco da matriz de risco potencial da Covid-19 e estabelecendo o quantitativo de alunos por escola, turma ou turno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE