Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Gente

Justiça paraguaia decreta prisão preventiva de Ronaldinho e Assis por tempo indeterminado

Juíza determinou que irmãos permaneçam presos ao longo de investigação de até seis meses.

AFP
por  AFP
07/03/2020 18:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A juíza paraguaia Clara Ruíz Díaz decretou a prisão preventiva de Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho, e do seu irmão Roberto de Assis Moreira. Eles continuarão enclausurados na Agrupácion Especializada da Polícia Nacional enquanto prosseguem as investigações.

A prisão é por tempo indeterminado, o que pode significar até seis meses enquanto se investiga o que a magistrada classificou como "grave delito que atenta contra os interesses da República".

A decisão ocorreu após audiência dos irmãos Assis Moreira realizada no Palácio da Justiça, em Assunção, na manhã deste sábado (7) em que a dupla compareceu algemada. Eles haviam sido presos no noite de sexta-feira (6), no hotel em que estavam hospedados, dois dias depois de ingressarem no país com documentos paraguaios falsos (identidade e passaporte).

Segundo veículos do Paraguai, os problemas do ex-jogador com a Justiça paraguaia podem ir além da falsificação de documentos, com suspeita de envolvimento em esquema de lavagem de dinheiro. Um indicativo disso é que o caso passou a ser investigado pela unidade especializada de crimes econômicos. Após a audiência de sábado, o procuradoria do Paraguai pediu a manutenção da prisão, o que terminaria acatado pela Justiça:

- Pedimos isso porque há perigo de fuga devido aos recursos econômicos que os acusados têm de deixar o país - declarou o promotor Osmar Legal à imprensa local.

A Justiça paraguaia negou ainda um pedido de prisão domiciliar dos brasileiros em razão de suposto problema cardíaco de Assis.

Na mesma tarde em que a Ronaldinho e Assis tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, o promotor Osmar Legal também solicitou a prisão da empresária Dalia López, que estaria por trás da visita de Ronaldinho ao Paraguai, por "produção e uso de documentos falsos". Antes, já haviam sido presos preventivamente o empresário Wilmondes Sousa Lira, como responsável por entregar os passaportes falsificados, e as duas mulheres cujas identidades foram usadas para forjar os documentos. Ambas estão em prisão domiciliar, enquanto Lira foi encaminhado a uma penitenciária.

Ronaldinho e Assis estavam no Paraguai a convite do empresário Nelson Belotti para a inauguração de um cassino e de Dalia López, com a qual o jogador participaria de um evento beneficente. A empresária é investigada pela Subsecretaria de Estado e Tributación do governo do Paraguai por supostamente ter ocultado ganhos de US$ 10 milhões (cerca de R$ 46 milhões) do fisco paraguaio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE