Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Justiça Eleitoral indefere candidaturas do PCO no RS

Diretório estadual da sigla permanecia inativo na data da realização da convenção partidária

Correio do Povo
por  Correio do Povo
30/08/2022 17:54 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) indeferiu o registro das candidaturas do Partido da Causa Operária (PCO). O Ministério Público Eleitoral encaminhou parecer pelo impedimento dos registros ressaltando que, na data da convenção, a sigla permanecia com o diretório regional inativado.

Foto: TRE/RS / Divulgação

Relator dos processos, o desembargador eleitoral Oyama Assis Brasil concordou com o entendimento do procurador, sendo acompanhado por unanimidade em sessão na tarde desta terça-feira. A decisão, para qual ainda cabe recurso, pode reduzir de 11 para dez o número de postulantes ao Piratini e de dez para nove o total de candidatos ao Senado.

O PCO registrou os nomes de Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior e de Francisco Settineri como postulantes ao governo estadual e ao Senado, respectivamente. No entanto, o próprio Paulo Roberto já havia requerido a retirada do nome dele, passando a concorrer a deputado estadual. O MPE alegou, porém, que a solicitação ocorreu fora das regras previstas em lei.

Conforme o TRE-RS, o fim da vigência da agremiação ocorreu em no dia 1º de maio deste ano, enquanto a convenção aconteceu no dia 5 deste mês, data limite para a realização desse tipo de atividade partidária. Assim, de acordo com a Corte, endossar as candidaturas majoritárias e proporcionais da sigla infringe a legislação eleitoral.

A legislação prevê que o partido possa entrar com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral até três dias após a publicação do acórdão, o que ocorre na próxima quinta-feira, data da próxima sessão do pleno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE