Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Justiça determina suspensão do Telegram no Brasil

Suspensão do aplicativo acontece, após o mesmo não entregar à Polícia Federal todos os dados sobre um grupos neonazistas da plataforma.

CanalTech
por  CanalTech
26/04/2023 15:01 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Justiça determinou que as operadoras de telefonia e lojas de apps suspendam acesso e distribuição do Telegram nesta quarta-feira (26) por não entregar à Polícia Federal (PF) os dados sobre grupos neonazistas presentes na plataforma. A medida deve ser cumprida imediatamente.

Na quinta-feira (20), a Justiça Federal ordenou que os Telegram repassasse os dados sobre os grupos e as pessoas suspeitas de planejar ataques a escolas. O aplicativo tinha até 24 horas para entregar as informações à PF "por motivo de segurança".

O aplicativo até entregou parte dos dados solicitados na sexta (21), mas ainda não havia revelado os números de telefone dos participantes.

De acordo com a Diretoria de Inteligência da PF, as operadoras Vivo, Oi e Tim receberão o ofício sobre a suspensão da plataforma. O Google e a Apple, proprietárias da Play Store e da App Store, respectivamente, também serão notificadas ainda nesta tarde.

Telegram suspenso e multado no Brasil

A multa por não entregar os dados também aumentou de R$ 100 mil para R$ 1 milhão por dia.

Até agora, o Telegram não se manifestou sobre o assunto. O Canaltech entrou em contato com o mensageiro em busca de um posicionamento e esta publicação será atualizada assim que houver um retorno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE