Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Justiça decreta prisão preventiva de PMs investigados por morte de jovem em São Gabriel

Decisão mantém os três militares em presídio militar de Porto Alegre

Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
23/08/2022 19:14 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Justiça aceitou um pedido da Polícia Civil e decidiu decretar a prisão preventiva dos três policiais militares investigados pela morte de Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, ocorrida neste mês em São Gabriel, na fronteira Oeste. A decisão, proferida no fim da tarde desta terça-feira, é da juíza Juliana Neves Capiotti, da Vara Criminal de São Gabriel.

Com a decisão do Judiciário, os PMs, transferidos ao presídio militar de Porto Alegre, no fim de semana, devem permanecer no local. Os policiais suspeitos – sargento e dois soldados – tinham 16, 15 e 6 anos de serviços prestados à corporação, respectivamente. Pelo fato de estarem presos, a Polícia Civil vai ter prazo de 10 dias para concluir as investigações.

Em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira, o delegado regional de São Gabriel, Luis Eduardo Sandim Benites, e o titular do caso, delegado José Soares Bastos, alegaram que as investigações já tinham elementos suficientes para indicar a ocorrência de homicídio doloso duplamente qualificado.

Questionados sobre a hipótese de dolo direto ou eventual (quando se assume o risco de matar), os policiais preferiram não entrar em detalhes para não interferir no curso da investigação.

Relembre o caso

Gabriel teve o corpo encontrado em um açude, na localidade de Lava Pés, na última sexta-feira, depois de uma semana de buscas. O sepultamento ocorreu nesse domingo, em São Gabriel. O jovem, morador de Guaíba, havia se mudado temporariamente para a fronteira Oeste a fim de prestar o serviço militar obrigatório.

Os PMs o abordaram, na noite de 12 de agosto, após a BM ter sido acionada por uma mulher que alegou ter sido importunada pelo jovem, em casa. Em declarações preliminares, os policiais disseram ter ajudado Gabriel a encontrar o caminho do que queria, já que havia entrado na casa errada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE