Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Julgamento do acusado da chacina em creche de Saudades começa hoje

De acordo com o TJSC, o reú responde por cinco homicídios e 14 tentativas de assassinato. O julgamento que acontece no Fórum de Pinhalzinho pode se estender por três dias.

NDMais
por  NDMais
09/08/2023 09:31 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O júri popular do acusado de matar três bebês e duas professores em um ataque a creche na cidade de Saudades, na zona oeste de Santa Catarina, em maio de 2021, terá início na manhã desta quarta-feira (9). O julgamento acontecerá no Fórum de Pinhalzinho, e pode se estender por três dias.

O acusado da chacina na creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades, chegou ao fórum da comarca de Pinhalzinho por volta das 8h desta quarta-feira (9).

ClicRDC/Chapecó

De acordo com o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), o reú responde por cinco homicídios e 14 tentativas de assassinato. O ataque à Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela é considerado um dos casos mais trágicos do estado.

Para a realização do julgamento, um forte esquema de segurança foi organizado no interior do Fórum e nas ruas do entorno, que serão interditadas.

Como funcionará o júri

No início do julgamento, serão sorteados os sete nomes que formarão o Conselho de Sentença, que vai definir o destino do réu.

Em seguida, será iniciada a oitiva de seis vítimas, oito testemunhas de acusação e quatro de defesa. Provavelmente, o primeiro dia do júri será dedicado somente a esta primeira etapa.

Ao final das oitivas das vítimas e testemunhas, será a vez do interrogatório. Após, o promotor de justiça fará sua explanação por uma hora e meia, mesmo tempo concedido à fala da defesa do réu. O Ministério Público terá mais uma hora de fala caso deseje a réplica. A defesa também pode o mesmo tempo para tréplica.

Depois, o magistrado se reúne com os jurados, representantes da acusação e da defesa para a votação dos quesitos, que são as perguntas sobre o crime que formarão a sentença. Essa etapa deve durar cerca de três horas, pois serão aproximadamente 150 questões. Só com a leitura da sentença, o júri será finalizado.

Relembre o caso

Em 4 de maio de 2021, o réu invadiu a creche, armado com um facão, em Saudades e matou cinco pessoas: Keli Adriane Anieceviski, de 30 anos; Mirla Renner, de 20 anos; Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses; e Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

Em seguida, ele tentou cometer suicídio e golpeou o próprio pescoço, abdômen e tórax. Ele foi socorrido em estado gravíssimo e levado para um hospital do município de Pinhalzinho.

Na época, a Polícia Civil informou que o jovem era introspectivo, sofria bullying e vinha maltratando animais. Na época, ele cursava o Ensino Médio e trabalhava em uma empresa na cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE