Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Julgamento de reajuste do FGTS no STF é suspenso após Nunes Marques pedir vista do processo

Ministro solicitou prazo maior para analisar a ação que questiona o cálculo da correção do fundo, atualmente abaixo da inflação

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/04/2023 17:31 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O julgamento do processo sobre o reajuste das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), foi novamente suspenso nesta quinta-feira (27), por volta das 14h52, pouco tempo após ter recomeçado.

A interrupção foi motivada pelo pedido de vista do processo, feito pelo ministro Nunes Marques.

Ministro solicitou prazo maior para analisar a ação | Foto: Fellipe Sampaio / SCO / STF

O magistrado alegou que precisava de mais tempo para analisar a ação, movida pelo Partido Solidariedade em fevereiro de 2014. Na quinta-feira (20), dois ministros do tribunal haviam dados seus votos: Luís Roberto Barroso e André Mendonça foram favoráveis à demanda do processo, concordando que a remuneração do FGTS não pode ser inferior à da caderneta de poupança.

No início da sessão desta quinta, Nunes Marques disse que pretende devolver a ação para julgamento brevemente. Ao pedir vista, o magistrado afirmou que quer analisar argumentos da União sobre o caso, e que a suspensão do julgamento não vai causar prejuízos para os trabalhadores titulares de contas do fundo.

A ação questiona a forma como é feito o reajuste dos valores do fundo, hoje calculado a partir da TR (Taxa Referencial), um índice criado nos anos 1990. Atualmente, o rendimento do FGTS é igual ao valor da TR mais 3% ao ano. Essa taxa está em 0,32% ao mês, enquanto a poupança apresenta remuneração mensal de 0,6%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE