Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil
Política

Judiciário gaúcho realizará mutirão para revisar processos de detentos

O objetivo é garantir o cumprimento de entendimentos já firmados no STF e no STJ

Redação O Sul
por  Redação O Sul
20/07/2023 09:08 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O Judiciário gaúcho iniciará, na segunda-feira (24), um mutirão carcerário para revisar processos de detentos nas fases de conhecimento e de execução penal em todo o Estado.

Promovida em todo o País pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), a iniciativa visa, segundo o Judiciário, garantir e promover direitos fundamentais na área prisional. O mutirão prosseguirá até 25 de agosto.

O objetivo é mobilizar tribunais, por meio de seus Grupos de Monitoramento e Fiscalização, para a revisão de processos de forma a garantir o cumprimento de entendimentos já firmados no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Entre os processos que devem ser revisados, estão aqueles que incluem gestantes, mães, pais e responsáveis por crianças menores de 12 anos e pessoas com deficiência; a situação de detentos em cumprimento de pena em regime prisional mais gravoso do que o fixado na decisão condenatória e a situação de pessoas cumprindo pena em regime diverso do aberto, condenadas pela prática de tráfico privilegiado.

Deverão ser revisados ainda casos de prisões provisórias com duração superior a 12 meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE