Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Arquivo pessoal de Maria Regina, de São Domingos do Sul
Agro

Jovens rurais têm prazo prorrogado para o Programa Bolsa Juventude

Neste ano são 471 bolsas de estudo, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio.

assessoaria
por  assessoaria
28/03/2020 09:38 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa Bolsa Juventude Rural, oferecido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), teve o prazo para inscrições prorrogado até o dia 30 de abril. Neste ano são 471 bolsas de estudo, sendo 200 para alunos do 2º ano e 271 para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A Emater/RS-Ascar atua na divulgação, orientação para as inscrições e auxilia na elaboração do projeto produtivo e na execução do Programa. O auxílio, de R$ 200 mensais, é pago por um período de dez meses.

A extensionista rural da Emater/RS-Ascar Clarice Böck explica que para este ano a novidade é a necessidade de envio de um pré-projeto, junto à documentação mínima exigida pela lei. “Esse pré-projeto deverá servir de base para a elaboração do Projeto Produtivo, que é a contrapartida obrigatória apresentada pelo jovem durante o recebimento da Bolsa. A medida visa à qualificação do programa e ao auxílio aos jovens”, pondera Clarice. Entre exemplos de projetos já desenvolvidos ao longo dos anos estão criação de galinhas de postura, hortas, apicultura, piscicultura, bovinos de leite e gestão da propriedade, entre outros.

Resultados

Na avaliação da extensionista Clarice Böck, de 2017, quando a Emater/RS-Ascar ingressou no Programa, até agora, é possível constatar êxitos, dentre eles a motivação dos jovens. “O Programa permite a geração de uma atividade produtiva, do gosto dele, e no futuro traz renda, além de ser um incentivo para a permanência no campo”, avalia Clarice.

Da mesma opinião é a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Doriana Miotto, que atua na região de Passo Fundo. “Este Programa dá visibilidade e coloca o jovem num status de administrador do seu recurso, da sua atividade. Além disso, os jovens também participam de capacitações em ações desenvolvidas pela Emater, em seus municípios. É uma forma de inserir o jovem, tanto na propriedade quanto na sociedade”, complementa Doriana.

Na região de Ijuí, que concentrou, no ano passado, 114 bolsas, o equivalente a 30% do total disponibilizado no Estado, a divulgação do Programa tem sido intensa. “Os técnicos da Emater têm dado apoio a esses jovens, é uma oportunidade que eles têm para desenvolverem as suas ideias”, disse a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza.

O que dizem os jovens

Para a jovem Maria Regina Cerbaro, do município de São Domingos do Sul, participar do Programa foi uma oportunidade de investir na propriedade com foco na atividade leiteira. Com o recurso do Programa, foi possível adquirir um notebook para realizar o acompanhamento dos índices zootécnicos, além de dar a ela condições de participar do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Graças ao acompanhamento dos índices e o ajuste da dieta do gado, a produção leiteira aumentou em pelo menos 20%. “O notebook, além de auxiliar nesse acompanhamento, foi de extrema importância para uma nova fase de minha vida, o ingresso em um ensino superior”, comemora Maria Regina.

Outra jovem, Eduarda Matter, do interior de Bozano, foi contemplada pelo Bolsa Juventude, no ano passado. Ela enxergou no Programa a chance de realizar um sonho. “Trabalhar com tilapicultura sempre foi um sonho meu”, disse ela. “Foi através da bolsa que eu consegui realizar esse sonho, a bolsa acaba incentivando os jovens a permanecerem na agricultura, com seus pais. Eu, super recomendo o Bolsa Juventude Rural”, conclui Eduarda.

Requisitos

Para participar, o jovem precisa atender a requisitos como estar matriculado(a) no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições sem fins lucrativos e de caráter comunitário, ter entre 15 e 29 anos, possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa e possuir baixa renda bruta familiar.

Para mais informações, procure um Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, lembrando, que neste momento, em virtude da pandemia da Covid 19, os atendimentos estão sendo feitos por ligação telefônica, whatsapp ou e-mail. Os contatos dos escritórios municipais (EM) podem ser encontrados no site da Emater/RS-Ascar em https://bit.ly/2QJCt7w.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE