Jogos de Integração reúnem mais de 400 servidores em Erechim
Primeira etapa dos Jogos de Integração do Município reuniu servidores em uma manhã de competição, descontração, amizade e espírito de equipe
Por algumas horas, as tarefas do dia a dia ficaram de lado e as quadras se transformaram em espaço de encontro, diversão e espírito de equipe. Mais de 400 servidores públicos de Erechim participaram, neste sábado (8), da primeira etapa dos Jogos de Integração dos Servidores Públicos – Jogos de Integração do Município – Edição 2026.
Realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, o evento mostrou que o esporte pode ir muito além da competição: pode aproximar pessoas, fortalecer amizades, criar novos vínculos e valorizar quem trabalha diariamente para fazer o município acontecer.
Promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Escola de Gestão, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, através do Departamento de Esportes.
Servidores da Prefeitura de Erechim, Câmara de Vereadores, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) e Instituto Erechinense de Previdência (IEP) foram convidados a participar.
160 jogos e muita disposição
A primeira etapa foi marcada pela diversidade. Foram 64 equipes e mais de 160 jogos, envolvendo modalidades como vôlei feminino, vôlei misto, tênis de mesa, xadrez, truco, escovão e canastra.
O vôlei feminino reuniu cinco equipes e cerca de 70 participantes. Já o vôlei misto contou com oito equipes e mais de 100 servidores.

Nas disputas individuais e em duplas, o tênis de mesa teve 13 participantes e 45 jogos, enquanto o xadrez reuniu nove participantes em 20 partidas.

Truco, escovão e canastra tiveram seis duplas em cada modalidade, com 18 jogos cada.

Mais do que números, cada partida representou uma oportunidade de sair da rotina, conhecer colegas de outros setores e compartilhar momentos de descontração.
Esporte que aproxima e valoriza
Para o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, a grande participação demonstra a força do esporte como ferramenta de integração dentro do serviço público.
“Mais do que uma competição, os Jogos de Integração são uma oportunidade para os servidores se encontrarem em um ambiente diferente do trabalho, praticarem atividades esportivas, fortalecerem vínculos e criarem novas conexões. O esporte tem esse poder de aproximar as pessoas, e é muito importante vermos essa participação tão expressiva dos servidores”, destacou.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Sérgio Alves Bento também ressaltou a importância do encontro para fortalecer os laços entre os servidores.
“É muito importante termos momentos como este, que aproximam os servidores, promovem a convivência e valorizam quem trabalha diariamente pelo município. A integração vai além das quadras: ela fortalece o espírito de equipe e contribui para um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo”, afirmou.

A secretária de Administração, Aline da Costa, destacou que a iniciativa integra uma política de valorização dos servidores municipais.
“Os servidores são fundamentais para que o município funcione e para que os serviços públicos cheguem diariamente à população. Criar momentos de convivência, lazer, saúde e integração também é uma forma de valorizar essas pessoas. Estamos muito felizes com a participação e com o envolvimento de diferentes órgãos públicos nesta edição”, ressaltou.

Futsal encerra os Jogos
E a competição ainda não acabou. No próximo sábado (15), será a vez do futsal entrar em quadra para fechar a programação da edição 2026.
As disputas começam às 12h45, no Caldeirão do Galo, reunindo 11 equipes e mais de 150 participantes.
Depois de uma primeira etapa marcada pela união e pela diversão, os servidores voltam a se encontrar para mais um dia de esporte, torcida e espírito de equipe.
Porque, no fim das contas, quando pessoas que trabalham juntas também têm a oportunidade de conviver, competir e se divertir juntas, todos saem ganhando.
Fotos: Georgia Spilka e Roger Gritti – Comunicação PME