Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, realiza viagem espacial

A espaçonave New Shepard partiu às 10h14min e pouco mais de 10 minutos depois a cápsula pousou suavemente no deserto do Texas com o auxílio de paraquedas.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
20/07/2021 15:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O primeiro voo tripulado da Blue Origin ao espaço aconteceu nesta terça-feira e foi realizado dentro das expectativas. A espaçonave New Shepard partiu às 10h14min e pouco mais de 10 minutos depois a cápsula pousou suavemente no deserto do Texas com o auxílio de paraquedas. Minutos antes, o booster (foguete) fez o pouso guiado com perfeição.

REUTERS/Isaiah J. Downing

Essa é a primeira viagem espacial que contou apenas com civis e foi realizada no aniversário de 52 anos do pouso da missão Apollo 11 na lua, em 1969. A tripulação da cápsula era composta pelo Jeff Bezos, dono da Origin, o homem mais rico do mundo, um irmão do empresário, Mark Bezos, a ex-astronauta Wally Funk, de 82 anos, a pessoa mais velha a ir ao espaço, e Oliver Daemen, a pessoa mais jovem a fazer uma viagem espacial. "Um grupo muito feliz de pessoas nesta cápsula", disse Bezos.

@blueorigin

O empresário e dono da empresa Virgin Galactic, Richard Branson, foi o primeiro magnata a ir ao espaço no último dia 11 de julho. A Blue Origin é a segunda empresa a entrar na disputa pelo turismo espacial.

Bezos ficou maravilhado com "a beleza e a fragilidade" da Terra vista do espaço

O bilionário americano Jeff Bezos disse que ficou maravilhado com a "beleza e a fragilidade" da Terra quando a viu do espaço nesta terça-feira (20) durante seu voo a bordo de uma espaçonave de sua empresa Blue Origin.

"Todos os que estiveram no espaço disseram que isso os mudou e que ficaram maravilhados com a Terra e sua beleza, mas também com sua fragilidade, e eu não poderia estar mais de acordo", declarou o fundador da Amazon em coletiva de imprensa após seu voo a mais de 100 km de altura.

Ele acrescentou que, embora a atmosfera pareça ser "tão grande" da superfície, ao subir "você percebe que na verdade é incrivelmente fina, é uma coisa minúscula e frágil, e conforme nos movemos pelo planeta, nós a danificamos". "Uma coisa é reconhecer isso intelectualmente, outra coisa é ver com seus próprios olhos", destacou.

A empresa publicou imagens dos astronautas recém-chegados realizando saltos de gravidade quase zero e jogando doces que o jovem holandês Oliver Daemen pegou com a boca. "Estamos muito bem, foi maravilhoso", acrescentou Wally Funk, a ex-aviadora que aos 82 anos se tornou a astronauta mais velha a chegar no espaço. "Quero ir de novo - rápido!", acrescentou.

A tripulação levou várias lembranças para a viagem de 10 minutos, incluindo um pedaço de pano do primeiro avião dos irmãos Wright, um medalhão de bronze feito para o primeiro voo de balão de ar quente em 1783 e um par de óculos que pertenceram à histórica aviadora americana Amelia Earhart.

Bezos elogiou o trabalho de sua equipe de engenheiros e disse que a arquitetura do foguete New Shepard que os transportou eventualmente seria usado como a segunda etapa do foguete New Glenn, muito maior. Quando foi questionado se voltaria para lá, respondeu: "Claro que sim, o quão rápido podemos reabastecer essa coisa? Vamos!".

Fundador da Amazon

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, embarca em uma nova etapa de sua carreira após ter criado, a partir de uma modesta livraria online, uma das empresas mais pujantes do planeta: a Amazon.

Aos 57 anos, o empresário deixou na dia 05 de julho o cargo de CEO para Andy Jassy para se dedicar a outros projetos, começando com a viagem que embarcou hoje. Ele disse que conhecer o espaço é um sonho de toda sua vida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE