Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

JBS prepara retomada das operações do frigorífico de Passo Fundo

Interditada desde o dia 24 de abril, unidade mobilizou profissionais de saúde para fazer a triagem dos 2.650 trabalhadores e identificar os que estão aptos para o retorno nesta quarta-feira

CP
por  CP
19/05/2020 20:19 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A planta frigorífica da JBS, em Passo Fundo, volta a funcionar nesta quarta-feira, depois de a empresa ter conseguido, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o efeito suspensivo da interdição imposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A unidade estava fechada desde o dia 24 de abril em razão da contaminação de trabalhadores por coronavírus. Hoje, desde às 6h, uma equipe de 15 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, faz a triagem dos 2.650 funcionários para o retorno. Segundo a assessoria da JBS, os trabalhadores estão sendo transportados até a planta ocupando a metade da capacidade de um ônibus de 40 lugares. Além disso, passam por exame clínico e vacinação.

Reprodução

De acordo com a assessoria da JBS, os trabalhadores foram divididos em grupos e têm de responder a um rigoroso questionário informando suas condições de saúde e eventual contato com contaminados pelo Covid-19. Aqueles que tiverem qualquer sintoma gripal ou que relatem contato com doentes serão reprovados na triagem e continuarão afastados. Toda a planta da indústria em Passo Fundo foi readequada às exigências da Justiça Trabalhista, com a marcação de distâncias de convivência em áreas externas e de refeitório. Para as equipes que iniciam nesta quarta-feira nas operações do frigorífico estarão disponíveis EPIs como máscaras, luvas e face shield, bem como suprimento permanente de álcool em gel.

No restante do Estado, de acordo com a procuradora do Ministério Público do Trabalho Priscila Dibi Schvarcz, a BRF e a Minuano, de Lajeado, seguem operando com 50% dos funcionários, e a Nicolini, de Garibaldi, com 25%. A promotora informa que foi firmado nesta quarta-feira Termo de Ajuste de Controle (TAC) abrangendo os frigoríficos Dália de Encantado e de Arroio do Meio, de abates de suínos e aves, respectivamente. Na planta de Arroio do Meio, dos 340 funcionários da indústria, quatro foram confirmados com Covid-19. Em Encantado, 16 dos 1.203 empregados testaram positivo para a doença.

Priscila explica que o TAC firmado com as unidades do grupo Dália introduziu melhora nos procedimentos de vigilância ativa durante a pandemia, incluindo ainda a obrigação de rastrear o trabalhador do setor produtivo ao transporte; a realização de triagem periódica de saúde a cada sete dias; e a disponibilização de testes moleculares ou sorológicos aos empregados que forem enquadrados como casos suspeitos ou prováveis de doença pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE