Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pets

Jaguatirica morre após ter as 4 patas queimadas em incêndio às margens de rio no Pantanal de MT

Animal foi socorrido com vida, mas, devido à gravidade, equipe médica optou pela eutanásia.

G1
por  G1
06/09/2020 20:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma jaguatirica foi resgatada na última sexta-feira (4) com as quatro patas queimadas por um incêndio às margens do Rio Pixaim, localização do Pantanal em Poconé, a 104 km de Cuiabá.

De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o animal, um macho adulto, passou por eutanásia nesse sábado (5). O procedimento foi escolhido pela gravidade no estado de saúde do felino.

Segundo a equipe da secretaria, funcionários de uma pousada no Pantanal localizaram a jaguatirica ferida e pediram socorro.

Jaguatirica morre após ter as patas queimadas em incêndio às margens de rio no Pantanal de Mato Grosso — Foto: Sema/MT

O animal estava às margens do rio, em uma área de difícil acesso e cercado por jacarés. A equipe de resgate teve que usar um barco para chegar até o local onde o animal estava. Ele foi contido e sedado para ser levado em segurança.

A jaguatirica foi encaminhada para um posto onde recebeu medicação e atendimento. Por dois dias os socorristas cuidaram da jaguatirica, porém, um especialista em felinos de São Paulo, que está em Mato Grosso, aconselhou a eutanásia.

O procedimento foi feito e o corpo da jaguatirica foi transferido ao Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Os incêndios que atingem a região do Pantanal mato-grossense há cerca de dois meses foram provocados por pessoas, segundo apontam perícias feitas pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).

As perícias identificaram queima de pasto, fogo em raízes de árvore para retirar mel de abelha e incêndios em máquina agrícola e em veículo (veja mais no vídeo acima).

Os laudos foram encaminhados para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) para a abertura de inquérito e responsabilização dos infratores.

A perícia fez um estudo e analisou imagens de satélite para auxiliar na identificação da origem do incêndio. A plataforma permite o registro diário, assim como a identificação dos focos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE