Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Mundo

Itália passa de 1,8 mil mortes e Alemanha fecha fronteiras

A Europa tenta estabelecer medidas de proteção ante o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já causou 2 mil mortes no continente.

AFP
por  AFP
15/03/2020 21:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Itália registrou 368 novas mortes pelo surto de Covid-19 neste domingo (15), com o total subindo para 1.809, informou a autoridade de proteção civil do país. O número de casos positivos aumentou para 24.747, um aumento de 3590 casos.

A Espanha, o segundo país europeu mais atingido pelo novo coronavírus depois da Itália, registrou 288 mortes e mais de 7,7 mil pessoas infectadas por Covid-19, informou o ministério da Saúde do país neste domingo (15). O número de infectados indica 2.000 a mais que na véspera.

A Europa tenta estabelecer medidas de proteção ante o avanço da pandemia do novo coronavírus, que já causou 2 mil mortes no continente. O vírus começa a derrubar o princípio de uma União Europeia quase sem fronteiras: as autoridades da Alemanha decidiram fechar a partir de segunda-feira (16) as fronteiras do país com a França, Suíça e Áustria. Paris também anunciou um reforço nos controles da fronteira com a Alemanha, mas sem o fechamento parcial como decidiu o governo do país vizinho.

O governo da Holanda ordenou neste domingo o fechamento de todas as escolas, bares, restaurantes, “sex clubs” e espaços para fumar cannabis, como forma de tentar conter a propagação do novo coronavírus.

A República do Congo anunciou o primeiro caso do novo coronavírus em seu território. A África é o continente menos afetado pela pandemia, com sete vítimas fatais em 280 casos, essencialmente no Egito e na região do Magreb.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou que está examinando a possibilidade de aplicar uma quarentena obrigatório em todo o país e definirá a possível suspensão das aulas em todo país para evitar a propagação de COVID-19.

No estado de Nova York, nos Estados Unidos, o governador Andew Cuomo anunciou a suspensão de aulas na cidade de Nova York e nos condados de Nassau, Suffolk e Westchester.

O premiê Pedro Sánchez anunciou no sábado (14) restrições de movimentação em todo o país: as pessoas não poderão sair de suas casas, exceto quando o deslocamento for estritamente necessário, como para trabalhar, comprar medicamentos e alimentos ou ir ao hospital.

Todos os estabelecimentos comerciais considerados não essenciais, centros de ensino, museus, restaurantes e centros esportivos estão fechados em toda a Espanha. As procissões previstas para a Semana Santa foram canceladas em cidades como Sevilha.

Sánchez justificou as medidas – que terão validade de 15 dias – afirmando que a crise provocada pelo coronavírus requer “decisões extraordinárias”.

Em menos de uma semana, o número de infectados na Espanha cresceu 10 vezes. Entre os afetados pela doença estão a mulher do primeiro-ministro espanhol, Maria Begoña Gómez, e o vice-presidente da Catalunha, Pere Aragonès.

O Reino Unido anunciou neste domingo 35 mortes, e novos 1.372 casos de Covid-19. O secretário de Saúde britânico, Matt Hancock, disse à BBC que todo britânico com mais de 70 anos será instruído “nas próximas semanas” a ficar em casa por um longo período para proteger-se do coronavírus. Segundo ele, a recomendação ainda não entrará em vigor, mas quando acontecer, durará “muito tempo”.

O Vaticano anunciou que as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem os fiéis na Praça São Pedro para evitar a propagação do novo coronavírus.

As missas afetadas são as do Domingo de Ramos (5 de abril), quinta-feira santa (dia 9 de abril), Sexta-feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano (10 de abril), Sábado Sagrado da Vigília Pascal (11 de abril) e Domingo de Páscoa (12 de abril) com a tradicional benção “Urbi et Orbi”.

Desde a semana passada, o Papa Francisco realiza audiências gerais e o Angelus sem os fiéis para evitar a propagação de Covid-19. Até 12 de abril o Angelus só poderá ser visto ao vivo pelo site do Vaticano.

Depois de determinar o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, a França começará a reduzir os serviços de avião, trem e ônibus entre as cidades a partir deste domingo. O ministro dos Transportes, Jean-Baptiste Djebbari, afirmou que o número de trens de longa distância seria reduzido pela metade enquanto vários terminais do aeroporto de Paris seriam fechados.

No sábado, o governo determinou que todos os estabelecimentos públicos não essenciais, como bares, restaurantes e cinemas, fiquem fechados. Serviços fundamentais, como supermercados, farmácias, postos de gasolina e bancos, poderão continuar funcionando.

Neste domingo, os franceses participam do primeiro turno das eleições municipais. Fotos de agências internacionais mostram vários eleitores com máscaras. Segundo a RFI, o país registrou a maior taxa de abstenção da história do pleito, com um recorde de abstenção de 53,5% a 56%.

A medida foi tomada depois que foi constatada a presença do vírus em todo o território francês, que já registra mais de 4,5 mil infectados e 120 mortos – 41 novas mortes foram anunciadas neste domingo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE