Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Itália confirma primeira morte em Milão por coronavírus

Este é o primeiro óbito pela doença registrado na cidade. O idoso é a sexta vítima registrada na Itália.

GZH
por  GZH
24/02/2020 12:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um homem de 80 anos morreu nesta segunda-feira (24) no Hospital Sacco, em Milão, infectado por coronavírus, segundo a agência italiana Ansa. Este é o primeiro óbito pela doença registrado na cidade. O idoso é a sexta vítima registrada na Itália.

Pontos turísticos simbólicos, como a Catedral de Milão (Duomo), foram fechados ANDREAS SOLARO / AFP

O número de casos de infecção pela doença no país europeu já chega a 224, sendo 172 na região da Lombardia, 27 em Vêneto, 18 em Emília-Romana, quatro no Piemonte e três no Lácio. Mais cedo, a Rai News comunicou a morte de uma mulher na cidade de Crema, na Lombardia, mas o governo da região negou a informação.

Conforme a Ansa, o idoso que morreu em Milão era morador da cidade de Castiglione d'Adda. Ele foi encaminhado na última quinta-feira (20) a um hospital na província de Lodi após sofrer um infarto, no mesmo dia em que um homem de 38 anos chegou ao local, posteriormente confirmado como o primeiro caso de coronavírus. O octogenário foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do estabelecimento e, depois que teve confirmada a contaminação pela doença, foi transferido para Milão.

A Itália já é o terceiro país do mundo com maior número de casos confirmados de coronavírus, atrás da China, com mais de 77 mil casos, e da Coreia do Sul, com 833 casos.

Autoridades do norte do país, entre elas as da cidade de Milão, decidiram no domingo (23) fechar escolas, museus, teatros, cinemas e lugares de grande circulação diante do aumento na quantidade de casos do novo coronavírus no país.

Autoridades do norte do país decidiram no domingo fechar escolas, museus, teatros, cinemas e lugares de grande circulação diante do aumento na quantidade de casos do novo coronavírus no país /ANDREAS SOLARO / AFP

Pontos turísticos simbólicos, como a Catedral de Milão (Duomo), foram fechados. Outro local fechado foi o Teatro alla Scala, uma das mais famosas casas de ópera do mundo. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, está preparando uma série de medidas de restrição, em um prazo de sete a 15 dias.

O governo italiano decretou o isolamento total de 11 cidades do norte do país, entre elas 10 de Lombardia e 1 próxima a Pádua, na região de Vêneto, a qual pertence Veneza. O Carnaval de Veneza, uma das maiores atrações do país, foi suspenso. A informação foi dada neste domingo (24) pelo governador da região de Vêneto, Luca Zaia.

— Planejamos a suspensão do Carnaval e de todos os eventos esportivos até 1º de março —declarou Zaia.

Em Lyon, na França, um ônibus vindo de Milão teve a saída dos passageiros bloqueada na manhã desta segunda-feira. Foi estabelecido um perímetro de segurança no entorno da estação e os passageiros ficaram confinados dentro do veículos por horas. Por volta das 13h (9h no horário de Brasília), o ônibus já estava totalmente vazio. Os usuários foram sendo evacuados em pequenos grupos, usando máscaras.

Mais de 2,6 mil mortos no mundo
A epidemia de coronavírus já deixou mais de 2,6 mil mortos no mundo, quase todos na Ásia, especialmente na China, que já teve 2.593 óbitos. O número de casos confirmados da doença está em 79,5 mil. Não há casos confirmados na América do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE