Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Itá e Machadinho: ENGIE e Defesa Civil irão cadastrar população em áreas próximas aos reservatórios

Moradores receberão visitas da Defesa Civil Municipal e técnicos da empresa a partir desta segunda-feira(17).

Assessoria de Comunicação - Consórcio Itá
por  Assessoria de Comunicação - Consórcio Itá
16/01/2022 17:49 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os Consórcios Itá e Machadinho e a ENGIE Brasil Energia, em parceria com a Defesa Civil dos municípios da área de abrangência de suas usinas hidrelétricas, realizarão visitas aos moradores em áreas próximas as suas dependências e trechos localizados nos rios Uruguai e Pelotas, um de seus principais afluentes, para o cadastramento populacional da região.

O levantamento faz parte das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, que têm como objetivo a prevenção, a preparação e o gerenciamento eficiente de riscos e emergências comuns a cheias naturais e eventos adversos.

Divulgação

Na primeira fase do plano, com o uso de drones, a ENGIE mapeou as áreas localizadas em um raio de 10 quilômetros de cada usina para priorizar a identificação das residências presentes na região. A atividade visa identificar residências e moradores localizados em regiões vulneráveis a alagamentos, cheias naturais ou eventos adversos.

A partir de 17 de janeiro, técnicos da empresa e da Defesa Civil, devidamente uniformizados, iniciarão as visitas, que deverão acontecer em horário comercial. Durante o preenchimento dos cadastros serão solicitadas informações sobre os grupos familiares, tais como o número de pessoas que moram no local e suas idades, se há pessoas residentes com deficiência ou mobilidade reduzida e dados para contato (número de telefone ou celular).

Não serão solicitados números de documentos, dados bancários ou outros que possam expor a privacidade dos cadastrados. O entendimento das condições de cada grupo familiar é importante para a elaboração de ambos os planos, pois fornecerão subsídios para definição das ações em situações de alerta e emergência.

A atividade de cadastramento compõe uma das ações previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do seu munícipio, ou pelo canal de comunicação da ENGIE e dos consórcios Itá e Machadinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE