Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

IPVA para carros terá redução de 5,53% no próximo ano em SC

O índice acompanha a tabela Fipe, utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) como base de cálculo.

NSCTotal
por  NSCTotal
30/12/2020 13:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vai cair o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2021. Os carros terão redução de 5,53% no ano que vem. O índice acompanha a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) como base de cálculo.

“Santa Catarina tem a menor alíquota de IPVA do país, que corresponde a 2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa e 1% para veículos de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros. Esta redução será importante para os catarinenses, sobretudo neste momento de recuperação, dadas as perdas ocasionadas pela pandemia”, disse a secretária de Estado da Fazenda (SEF/SC) em exercício, Michele Roncalio. Para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil o IPVA também é de 1%.

Desconto no IPVA para 2021 em SC (Foto: Felipe Nyland/BD/Agência RBS)

A redução média do imposto referente ao valor venal para os veículos emplacados no Estado será de 4,39%. Além dos automóveis, que correspondem a 57,76% da frota catarinense, haverá diminuição no IPVA de 4,74% para camionetes e utilitários; de 2,03% para caminhões; de 2,69% para ônibus e micro-ônibus; de 1,75% para motos e similares; e de 1,70% para motorcasas.

A expectativa é que a arrecadação com IPVA em 2021 seja de R$ 2,3 bilhões. Desse total, 50% será repassado, no ato do recolhimento, ao município onde o veículo estiver emplacado.

Calendário

Proprietários de veículos com placa final 1 têm até o último dia de janeiro para pagar em cota única. A Fazenda também oferece o parcelamento em três vezes. Neste caso, o prazo da primeira parcela é o 10º dia dos meses de janeiro, fevereiro e março.

Ajuda

A redução do valor do IPVA é um alívio num ano difícil em que grande parte da população empobreceu. Inflação com tendência de alta, 14 milhões de desempregados e redução de jornada e salário corroem o poder de compra de muitos brasileiros. Dados do Salariômetro, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), apontam que quase metade das negociações coletivas realizadas entre empresas e trabalhadores no mês de novembro não conseguiram repor a inflação. Menos de 1 em cada 10 acordos terminou em reajuste com ganho real para os funcionários. Foram 47,4% dos acordos com reajuste salarial abaixo da inflação (INPC).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE