Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

IPVA atrasado? Saiba como realizar o pagamento

Multa por atraso pode chegar a até 20% do valor devido

GZH
por  GZH
06/05/2020 16:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA 2020) terminou em 27 de abril e 25,95% dos veículos não tiveram suas contas quitadas, segundo a Receita Estadual. O pagamento, mesmo em atraso, ainda pode ser realizado.

A quitação pode ser feita de forma online nos bancos Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes) ou em lotéricas da Caixa Econômica Federal. Para realizar o pagamento, o proprietário precisa ter em mãos o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) ou o número da placa e o renavam.

Carlos Macedo / Agencia RBS

A consulta do valor a ser pago, multas e pendências pode ser feita no site www.ipva.rs.gov.br ou pelo aplicativo IPVA-RS, disponível gratuitamente nas lojas App Store e Google Play.

Penalidades

O contribuinte inadimplente, além de perder os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão, terá acréscimo de multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago até o limite de 20%.

Após 60 dias de atraso, ocorre a inscrição em dívida ativa, quando com acréscimo de mais 5% sobre o valor do tributo que não foi pago.

Até o último domingo (3), foram arrecadados cerca de R$ 2,4 bilhões, enquanto a previsão era chegar a R$ 3 bilhões. Desse total, metade foi repassada de maneira automática às prefeituras conforme o município de emplacamento. Os valores sobre a situação do IPVA em cada cidade, além das arrecadações do Estado podem ser consultados neste site.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE