Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Ipiranga do Sul: campanhas de meio ambiente foram intensificadas em 2022

Secretário Toazza destaca que ações contaram com o apoio da comunidade

Fonte Agência de Jornalismo
por  Fonte Agência de Jornalismo
28/02/2023 23:07 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao conceder entrevista ao Programa Institucional de Rádio da Prefeitura de Ipiranga do Sul, o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Toazza, explanou sobre o trabalho desenvolvido na sua pasta em 2022 e a prospecção para 2023.

Entre os projetos e ações desenvolvidas destacou o olhar sempre atento para promover o desenvolvimento da comunidade ajudando os produtores a investir e progredir, principalmente no meio rural, mantendo a proteção da natureza. Ressaltou também, o acompanhamento técnico realizado pela bióloga Raquel Delatese Antunes e as parcerias com outras secretarias e entidades.

Fonte Agência de Jornalismo

Toazza destacou iniciativas como o repovoamento de rios do município, onde foram soltos 16.000 alevinos de várias espécies. Aos produtores, que têm açude e criam peixes para o consumo, foram distribuídos 8.000 alevinos. “Essa é uma ação contínua da secretaria e que acontece duas vezes por ano, importante para que cada vez mais se tenham peixes e para preservar nossos rios”, disse.

????????

Em relação ao cuidado com a água no município, Toazza comentou sobre as outorgas dos poços artesianos. Trabalho realizado em parceria com a Vigilância Sanitária, com Paulo Pavinatto, responsável pelo setor de fiscalização e orientação à Saúde. “Estamos fazendo as outorgas dos 16 poços artesianos do município, registrando e finalizando toda documentação para que fique de acordo com a legislação, garantindo as condições de potabilidade da água. As análises ficam por conta da Saúde e de empresa contratada para os serviços.”, afirmou o secretário.

?????????

Entre as campanhas desenvolvidas em 2022 foi realizado a de recolhimento de lixo eletrônico. “A prefeitura conseguiu mobilizar a população para contribuir com a ação. Foram recolhidos diversos materiais como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, um bom volume que foi destinado para empresa responsável em dar o destino correto”, comentou Toazza.

Outra campanha desenvolvida foi a de controle do mosquito borrachudo. “A prefeitura adquire o larvicida BTI e aplica nos rios do município. Conta também com o apoio, principalmente dos agricultores, na aplicação do produto. A medida é eficaz no combate do inseto e o resultado foi satisfatório”, ressaltou o secretário.

Sensibilização

A sensibilização dos produtores rurais no cuidado com as embalagens de agrotóxicos é intensa e a prefeitura está fazendo esse papel juntamente com empresas parceiras para organizar o recolhimento e encaminhamento para a destinação correta com a reciclagem das embalagens. “Em 2022 foram três dias de campanha realizada em conjunto com empresas parceiras que resultou em 8.576 galões e mais de 7.000 tampas que são encaminhadas separadas. Para o transporte foram necessárias duas carretas e três caminhões. Isso é um volume muito grande, sendo importante que esse material não fique no meio ambiente e seja dado destino correto. Para essa campanha, que tem continuidade todos os anos, pedimos que o pessoal lave bem e fure as embalagens entregando com as tampas separadas”, disse Toazza ao agradecer os agricultores.

No setor de avicultura foram feitas vistorias para liberação de aviários. “Com as vistorias verificamos se está tudo em dia e se os aviários podem ser liberados para operação. O pessoal está sendo cuidadoso andando muito bem esse ramo de frango de corte e de criação de galinhas de postura. Fonte de renda importante, junto às outras atividades desenvolvidas nas propriedades”, destacou o secretário.

Para incentivar o projeto Caminho das Flores, Cores e Sabores e o desenvolvimento da fruticultura no município, a Secretaria de Meio Ambiente organizou em 2022 reservas e fez a distribuição de mudas frutíferas de várias espécies.

Segurança

Um grande projeto encaminhado pela secretaria, que inclusive destaca Ipiranga do Sul como pioneira no setor, foi a confecção das placas do Agronegócio Seguro em parceria com a Brigada Militar. A iniciativa ajudar a fortalecer a segurança no interior do município. “Esse investimento a prefeitura fez para todos os moradores do interior do município, com a produção das placas com um número de identificação da propriedade. Agora estamos em fase de colocação das placas”, disse Toazza ressaltando a iniciativa que contribui para controle da Brigada Militar no combate à criminalidade e à segurança pública do município.

Ao encerrar sua entrevista o secretário agradeceu o apoio da administração e conclamou a população para continuar participando das campanhas em favor do meio ambiente. “Agradeço ao prefeito Marco e ao vice Fabiano pela oportunidade de estar à frente da Secretaria do Meio Ambiente e a população pelo envolvimento nas campanhas desenvolvidas. Nos ajudem a cuidar do meio ambiente, que é muito importante para os nossos filhos e netos. Nós estamos à disposição na Secretaria para auxiliar em qualquer eventualidade que acontecer e para ajudar a população a cuidar bem do município”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE