Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
Clima

Inverno de despede com temperaturas negativas em SC

Serra catarinense teve registro de temperaturas negativas nesta terça-feira (22)

G1
por  G1
22/09/2020 14:02 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O último amanhecer do inverno começou gelado em todas as regiões de Santa Catarina, especialmente na Serra, onde foram registradas temperaturas negativas, geada em algumas localidades e até uma peça de roupa deixada na relva acabou congelando.

A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul começa nesta terça às 10h31 (horário de Brasília) e vai até as 7h de 21 de dezembro com previsão de chuva na maior parte do país.

Por volta das 6h desta terça-feira (22), fez -4,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo uma das estação meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.

De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, em São Joaquim, na Serra, teve geada e foi registrado -1,3ºC por volta das 6h. Em outras cidades da região, como estava nublado, as temperaturas ficaram entre 1ºC e 2ºC.

Com a previsão de frio intenso, um fotógrafo que mora em São Joaquim deixou uma peça de roupa na relva para avaliar qual seria o impacto - e a peça infantil acabou congelando.

Peça de roupa foi deixada na relva e congelou com frio na Serra de SC — Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online
"As temperaturas estão baixas nos termômetros e com o vento, a sensação de frio é ainda maior, como é o caso no Oeste", explicou Puchalski.

Em Maravilha, no Oeste, por exemplo, fazia 4,9ºC, às 6h. Apesar das primeiras horas de muito frio em todo estado, ao longo desta terça-feira as temperaturas devem ficar elevadas, principalmente no Oeste, onde pode chegar a 27ºC. A região é onde deve ter maior amplitude térmica neste primeiro dia de primavera.

Com o registro da geada em setembro, a cultura de maçãs podem ser afetadas, pois as macieiras já estão floridas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE