Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/EBC
Rio Grande do Sul

Inverno começa na quarta-feira e promete muita chuva para o RS

Sob efeito do El Niño, o volume de precipitação nas regiões Sul e Sudeste deve ser maior que o normal na próxima estação

Redação O Sul
por  Redação O Sul
19/06/2023 09:01 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O inverno inicia nesta quarta-feira (21) e deve trazer mais chuva para a Região Sul do Brasil. A influência do fenômeno El Niño, deverá apresentar a estação mais fria do ano com maior volume de chuva, acima do normal no Sul e Sudeste. Comportamento este completamente diferente na metade norte do país, aumentando a seca no Norte, Nordeste e parte norte do Centro-Oeste.

O fenômeno El Niño ocorre quando as águas do Oceano Pacífico na faixa da Linha do Equador aquecem mais do que o normal. Esta situação altera o sistema de ventos em toda a América do Sul, impedindo que as frentes frias que vêm do Sul avancem além do Sudeste do Brasil.

O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (Noaa) confirmou que o El Niño já se formou e tende a se fortalecer ao longo do inverno. O fenômeno não tem um tempo previsível de duração, e pode se estender entre seis meses a dois anos.

O El Niño deve trazer chuvas abundantes para o Rio Grande do Sul nos próximos meses. O inverno deste ano terá precipitações elevadas e será menos rigoroso em relação às temperaturas em todo o Estado, segundo o Boletim do Clima elaborado pelo Simagro (Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

De acordo com a Climatempo, neste mês de junho, o Oceano Pacífico equatorial apresenta temperaturas acima da média em toda a faixa, principalmente próximo da América do Sul.

“O El Niño deverá se instalar, de fato, a partir de julho, e sua influência será notada a partir de agosto, com o aumento das chuvas na Região Sul, diminuição no Extremo Norte e elevação das temperaturas, que tendem a ficar acima da média na metade da Região Norte do País a partir de julho. Estima-se que seja um El Niño de intensidade moderada nesse período”, acrescentou a Climatempo.

Início do inverno

O afastamento do ciclone extratropical que causou vítimas e destruição no Rio Grande do Sul vai continuar favorecendo o tempo frio e seco que começou sábado (17) na região. Pancadas de chuva devem voltar a ser registradas em Porto Alegre na quarta (21) e na quinta-feira (22), quando a temperatura sobe um pouco, mas não passa de 20ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Sudeste, onde o frio levou mínimas de 8,5ºC à capital paulista, a previsão do Inmet é que as baixas temperaturas devem continuar, com mínima, em São Paulo, de 12ºC na segunda-feira (19), 11ºC na quarta-feira (21) e 10ºC na quinta-feira (22).

Belo Horizonte também pode começar o inverno com mínima de 10ºC e, para o Rio de Janeiro e Vitória, estão previstas mínimas de 15ºC e 16ºC, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE