Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Internet Rural da Creral Telecom segue levando oportunidades ao interior

O projeto desenvolvido desde 2016, já atende mais de 100 comunidades, beneficiando cerca de 2 mil produtores rurais.

Assessoria
por  Assessoria
23/09/2020 14:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O projeto Internet Rural surgiu como uma forma de oportunizar aos moradores das áreas rurais o mesmo desenvolvimento que existe na área urbana, porque em muitas localidades do interior dos nossos municípios, a internet com conexão via fibra ótica parecia ser algo distante, como relata Claudete Ostrowski Skierzynski, “a gente nunca imaginou que fosse chegar aqui, mas agora que temos a internet, precisamos aprender e, com certeza irá melhorar muitas coisas na propriedade”.

Claudete é filha do associado da Creral Energia, Avelino Ostrowski, moradores da comunidade Lajeado André em Centenário. “Nós decidimos contratar o serviço de internet por causa dos meus netos, eles usam para estudar, ver vídeos, enfim, ficar mexendo nessas tecnologias, a gente não entende muito, mas para eles é importante”, comenta Avelino.

Associado Avelino Ostrowski com a filha Caludete e o neto Ariel uma das primeiras famílias que receberam o sinal de internet no lajeado André 

Internet facilitando o dia a dia

“Tenho dois filhos e eles querem ficar aqui no interior, ajudar a gente com a propriedade, então com a internet tudo fica mais fácil”, ressalta Claudete, que quando questionada se já aprendeu a usar a tecnologia, entre risos conta que pensa em comprar um celular para si, “eu ainda não sei mexer muito bem, mas já pedi para eles procurarem as receitas que dizem que tem várias e são bem boas”.

Para Claudete a internet chegou num momento oportuno, pois o filho mais novo precisa para estudar, “facilitou muito, porque antes, para fazer as atividades da escola tinha que ir até uma vizinha e pedir emprestado, agora ele pode fazer as atividades em casa”, ressalta.

Associados Claro e Zélia Otfinoski moradores do lajeado André já estão aproveitando a conexão via fibra ótica (2)

Na propriedade de Claro e Zélia Otfinoski, também moradores de Lajeado André, a internet banda larga é realidade a poucos dias, “já ligamos a internet na televisão, assistimos filmes, as netas vieram nos visitar e puderam dançar e brincar com os desenhos que gostam”, conta Claro.

Após a instalação da fibra, até a comunicação com a família ficou mais fácil. “Agora vou poder falar mais vezes com minhas filhas que moram em outras cidades”, cita Zélia

O Internet Rural

“Nesta fase do projeto estão sendo contempladas as comunidades de Lajeado Valeriano, Carlos Serafini e Lajeado André, em Centenário, e ainda Rio Acima e Chato Pequeno em Carlos Gomes”, explica o diretor da Creral Telecom Edilson Guzzo.

Guzzo destaca que além destes municípios, o Internet Rural está sendo desenvolvido nas comunidades de Barra do Rio Azul e Gramado dos Loureiros, e existe o planejamento para chegar em outras localidades. “Estamos trabalhando para levar o projeto para Quatro Irmãos, Três Arroios e Gaurama, e assim continuar ajudando a desenvolver o campo”, conclui o diretor.

Desenvolvido desde 2016, o projeto Internet Rural já está presente em mais de 100 comunidades das áreas rurais dos municípios das regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Produção.

Para participar do Internet Rural, basta entrar em contato com a Creral Telecom, através do site www.creraltelecom.com.br, página nas redes sociais e também do telefone (54) 3521-1300 ou whatsapp (54) 3521-310, e falar com a Mari, quem não é associado da Creral Energia, também pode se inscrever no projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE