Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Interessados em cortar árvores nativas plantadas devem ficar atentos aos prazos legais

Todos aqueles que possuem plantios de árvores nativas deverão solicitar ao Órgão Ambiental Estadual, o Certificado de Identificação de Floresta Plantada com Espécie Nativa (CIFPEN).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
14/02/2023 11:22 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, através da Diretoria de Licenciamento Ambiental, informa que todos aqueles que possuem plantios de árvores nativas deverão solicitar ao Órgão Ambiental Estadual, o Certificado de Identificação de Floresta Plantada com Espécie Nativa (CIFPEN).

Divulgação Prefeitura de Erechim

O prazo é até o quarto ano de implantação para plantios novos e até 11 de outubro de 2023 para plantios antigos. Após esse período, os cultivos com mais de quatro anos não serão certificados e não será possível cortar as árvores, mesmo sendo plantadas. Por isso, recomenda-se que todos solicitem o CIFPEN, até mesmo quem não tem intenção imediata de cortar as árvores, pois somente a certificação dá direito à exploração, sem necessidade de compensar o corte.

O Certificado de Identificação de Floresta Plantada com Essências Nativas visa o registro dos referidos plantios no órgão ambiental, a fim de comprovar a origem da madeira nativa em caso de exploração comercial futura, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

A certificação é gratuita e deve ser requerida ao Estado, de forma online, via Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), no endereço eletrônico: www.sol.rs.gov.br

O requerente poderá fazer a solicitação por meios próprios ou, se desejar, poderá procurar um profissional da área florestal para auxiliar. Salienta-se que a Secretaria de Meio Ambiente não realiza a certificação e o cadastro de dados no SOL, sendo estes de responsabilidade do proprietário da área.

Para mais esclarecimentos quanto a certificação, a Diretoria de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio de Erechim se coloca a disposição através do número (54) 3520 7007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE